As Belezas de Itanhaém

Verão está aí e nada melhor que curtir uma praia, não é mesmo? Então te convido a descer a serra e aproveitar comigo “As Belezas de Itanhaém”.

Vamos começar nosso tour?

Mar aí vou eu….

Itanhaém fica no litoral sul de São Paulo, a uma distância de pouco mais de 110km da capital paulista e conta com 26 km de praia. Muitas dessas praias tiveram sua infraestrutura revitalizadas recentemente e agradam tanto aos turistas quanto aos moradores da região.

Bem-vindos à Itanhaém!!!

Mas não é só desse atrativo que vive a cidade de Itanhaém, que foi fundada em 1532 e possui uma rica bagagem histórica, cultural, além de belas paisagens naturais, ilhas, rios, etc. Então, se você for numa época de chuva, não fique triste por não curtir o mar, aproveite para desfrutar de todas essas belezas de Itanhaém!!!

Vamos contemplar as Belezas de Itanhaém?

Sendo assim, vamos começar nosso tour pelo Centro Histórico de Itanhém, que fica na Praça Central da cidade (também chamada de Praça Narciso de Andrade) e onde estão localizados a Igreja Matriz, o Museu Conceição de Itanhaém, a Pinacoteca e um pouco adiante, subindo a colina (Morro do Itaguaçu), fica o Convento Nossa Senhora da Conceição (que estava em reforma na época da nossa visita, mas se quando você for já estiver reaberto nos conte como foi sua experiência por lá). Ah! Um detalhe histórico bem interessante é que o nome “Itanhaém” vem da linguagem tupi guarani e significa “Pedra que Canta” ou “Pedra que Chora”.

Conhecendo o Centro Histórico de Itanhém

Nossa visita começou na Igreja Matriz de Sant’Anna, que foi construída entre os séculos XVII e XVIII em estilo colonial, possui altares do período barroco e obras da arte sacra paulista e foi tombada pelo Patrimônio Histórico da Cidade.

A Igreja Matriz de Sant’Anna
Na parte externa…
E no seu interior….
Detalhes do estilo barroco na decoração

A Igreja Matriz de Sant’Anna passou por diversas dificuldades em sua construção e também para sua manutenção, foram feitas reformas e adotados procedimentos para sua recuperação, porém ainda está precisando de reparos, principalmente no piso. Tomara que tudo seja restabelecido em breve e esse importante patrimônio seja preservado!!!

Interior da Igreja (o piso ainda precisa de reparo…)

A Igreja Matriz de Sant’Anna fica na Praça Narciso de Andrade – Centro Histórico de Itanhaém e mais informações estão no site da Prefeitura: https://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2012/dezembro/Igreja_Matriz_SantAnna_um_simbolo_historia_Cidade.html

Nessa mesma Praça, em frente à Igreja, fica o Museu Conceição de Itanhaém¸ que era a antiga Casa de Câmara e também abrigou a Cadeia da cidade. Estima-se que sua construção tenha se dado em meados do século XVI e as portas das celas e grades das janelas sejam dessa época e tenha vindo de Portugal.

O Museu Conceição de Itanhaém

O Museu Conceição de Itanhaém foi inaugurado em 22 de abril de 2010, e além de estar num prédio histórico tombado pelo Condephaat, possui um acervo com diversos documentos, fotos e diversos itens de grande importância histórica, como maquinário para fazer farinha de mandioca, estátua e quadros do Padre José de Anchieta, entre outros objetos.

Visitando o Museu Conceição de Itanhaém
Detalhes do seu acervo…

Quadro e Estátua do Padre José de Anchieta

Numa das celas da antiga cadeira no Museu Conceição de Itanhaém fica uma exposição em homenagem à Festa do Divino¸ que é bem tradicional na cidade.

A Festa do Divino sendo homenageada no Museu…
Material de Divulgação da Festa do Divino na cidade
Detalhes das roupas e explicação sobre a Festa do Divino

O Museu Conceição de Itanhaém também conta com um acervo em homenagem a importantes artistas da cidade como o pintor Bernardino de Souza Pereira e o grande pintor e historiador nascido em Itanhaém Benedito Calixto de Jesus¸ o famoso Benedito Calixto.

Bernardino pintando Calixto
Detalhe da Boina de Bernardino de Souza Pereira…
E sua Maleta de Pintura

Conhecendo sobre o ilustre pintor Benedito Calixto

No piso superior do Museu Conceição de Itanhaém ficam as Exposições Temporárias, como essa de Lendas Folclóricas da artista Léa de Camargo de Neves, entre outras. Além de uma linda vista pro Convento Nossa Senhora da Conceição.

No Piso Superior do Museu…
Visitando a Exposição “Lendas Folclóricas”
“A Noiva do Mar”

Com o Convento Nossa Senhora da Conceição no alto à esquerda

Em frente ao Museu Conceição de Itanhaém fica o Monumento a José de Anchieta, em homenagem ao Padre José de Anchieta que viveu na cidade por muitos anos no século XVI. Além de evangelizar, o Padre Anchieta foi professor, poeta e santificado pela Papa Bento XVI.

Com o Monumento a José de Anchieta

O Monumento a José de Anchieta é uma obra do artista Luiz Morrone, feito em ferro fundido no ano de 1956.  O Padre José de Anchieta é muito importante para a cidade, tanto que no seu dia (dia 09 de junho) é feriado municipal em Itanhaém!!!

Continuando nosso tour pelo Centro Histórico, vamos conhecer agora a Pinacoteca Municipal quefoi inaugurada em 22 de abril de 2017 e construída no local onde viveu o pintor Benedito Calixto. A casa do pintor foi demolida em 1960 e foram construídos dois pavimentos para sediar um espaço cultural. Além de exposições permanentes e temporárias, a Pinacoteca também conta com oficinas.

Na Pinacoteca Municipal de Itanhaém

No térreo ficam as Exposições Temporárias e no 1º andar fica o Acervo Permanente, como quadros de Bernardino de Souza Pereira, entre obras de outros artistas. Lembrando que a Pinacoteca Municipal fica na Praça Carlos Botelho (atrás do Museu da Conceição de Itanhaém). Vale a pena passar um tempinho lá contemplando as obras!!!

Conhecendo o Acervo Permanente da Pinacoteca de Itanhaém…

Fica a dica 😉

Se você gosta de visitar Igrejas quando viaja, com certeza vai se encantar pela Igreja Nossa Senhora de Sion, que fica no Bairro Suarão (cerca de 5km de distância do Centro Histórico de Itanhém e 10 minutinhos de carro), na Praça Nossa Senhora do Sion nº 99.

Visitando a Igreja Nossa Senhora de Sion

A Igreja Nossa Senhora de Sion foi construída em estilo romano, por volta da década de 1950, e possui uma decoração belíssima, desde a pintura no teto com a Imagem de Nossa Senhora, passando pelos vitrais até o caprichoso altar. Que Nossa Senhora de Sion possa te abençoar e a toda sua família, com muita saúde, paz e alegrias!!!

Olha que Igreja mais linda!!!

E dos Vitrais
Que Nossa Senhora de Sion abençoe a todos nós!!!

Lembra que comentei anteriormente que Itanhaém é repleta de belezas naturais? Uma delas é a Boca da Barra: o local de encontro entre o Mar e o Rio Itanhaém e é um dos mais famosos cartões-postais da cidade. Então já prepara sua câmera ou celular e divirta-se com muuuitas fotinhos lá!!!

A famosa Boca da Barra…

Falando em fotinho, vale a pena registrar a foto clássica de turista no Monumento #Itanhaém que também está presente ali na Boca da Barra (e tem outro próximo à Passarela de Anchieta). Ambos foram projetados por Nicolas Schukkel e desenvolvidos pelo artista plástico Ronaldo Lopes (também conhecido como “Bico”).

Os famosos Letreiros #Itanhaém
Na Boca da Barra…
E na Passarela de Anchieta
Eu Amo Itanhaém!!!

E é ali na Boca da Barra que fica o Monumento Paulo Leandro de Lima ou Monumento Paulo “Pica Pau”, outra obra do “Bico”, em homenagem a esse pescador que foi um dos pioneiros da pesca artesanal da cidade. Paulo Pica-Pau usava como meio de transporte essa canoa de origem indígena chamada de “piroga” e costumava pescar nas margens do Rio Itanhaém.

Monumento Paulo “Pica Pau”

Mais uma obra desse mesmo artista plástico também presente na Boca da Barra é o Monumento Zeca Poitena ou Monumento ao Pescador com sua Rede de Pescaria, feito em homenagem ao pescador Zeca Poitena que era um grande defensor da pesca artesanal na cidade e fundador da Colônia de Pescadores José de Anchieta.

Falando em homenagens, quem também recebeu uma linda demonstração de fé foi Nossa Senhora de Lourdes, através da Gruta Nossa Senhora de Lourdes que foi construída na década de 1960 e desde então reúne fiéis todos os dias 11 de cada mês para a celebração de uma missa.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Que Nossa Senhora de Lourdes nos abençoe!!!

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes fica próximo à Passarela de acesso à Cama de Anchieta, entre as Praias do Sonho e Cibratel. Que Nossa Senhora de Lourdes derrame inúmeras bençãos sobre você e sua família!!!!

Ao lado da Gruta fica a Passarela de Anchieta, uma construção em madeira ecológica que conta com 220 metros extensão e conduz à Cama de Anchieta. Ela foi construída para facilitar o acesso à Cama e nos traz diversas informações históricas durante o percurso.

Na entrada da Passarela de Anchieta
Preparada para o percurso…
Que é lindo!!!!

Além disso, a Passarela de Anchieta nos proporciona uma vista encantadora do Oceano!!!! Possui vários mirantes e alguns acessos às rochas que nos permitem contemplar a linda paisagem mais de perto!!! O complexo incluindo a Passarela e a Cama de Anchieta é um dos pontos turísticos mais famosos de Itanhaém!

Que lugar mais encantador!!!

Muitas paradinhas pra fotos…
E a Maninha Ane no momento Selfie!!

A Cama de Anchieta é uma formação rochosa que parece mesmo uma cama e, segundo a lenda, era o local onde o Padre José de Anchieta gostava de ficar para meditar, fazer suas orações, escrever, enfim, era o cantinho que ele escolheu para suas reflexões!!!

A famosa Cama de Anchiera
Que perfeição da Natureza!!! É o formato de uma cama mesmo!!!

A Cama de Anchieta fica entre o costão da Praia do Sonho e o mar e o acesso tanto pode ser pela Passarela de Anchieta (que foi o que nós fizemos e eu aconselho que você faça também) quanto pelas pedras. O local tem uma vista belíssima e transmite muita paz. Dá pra entender porque o Padre José de Anchieta gostava tanto de ficar ali….

Bem próximo dali fica o Morro do Paranambuco, também conhecido como Morro do Costão: um lindo mirante que nos presenteia com uma vista espetacular do Mar, da Passarela de Anchieta e das praias ao seu redor!!!

No Morro do Paranambuco
Apreciando a Vista e a Passarela de Anchieta!!!

Ali no topo do Morro do Paranambuco  fica a famosa Pedra da Esfinge, que antigamente era chamada de “Portal Místico”.

Na Pedra da Esfinge

Também conhecida como “Portal Mísitico”
Olha o tamanho das Pedras…

Do alto do Morro do Paranambuco, também temos uma vista privilegiada da Praia do Cibratel, que é uma das mais famosas de Itanhém e é muito procurada tanto por quem gosta de pescar, quanto pelos banhistas que querem aproveitar o mar!!!

Praia do Cibratel vista do Morro de Paranambuco…

E entre o Morro de Paranambuco e a Praia do Cibratel , fica o Pocinho de Anchieta, que, segundo dizem, foi construído pelos índios para facilitar a pesca, já que os peixes eram atraídos para esse local na época da desova. E olha só que imagem interessante dessa ave sobrevoando o Pocinho.

O Pocinho de Anchieta
Detalhe da Ave sobrevoando o Pocinho!!!

Saindo dali, fomos conhecer outra praia bem famosa na cidade que é a Praia dos Pescadores¸ que fica entre a Praia dos Sonhos e a Foz do Rio Itanhaém… Ela é muito frequentada por pescadores e também por surfistas por conta de suas ondas! Mesmo o tempo estando nublado, não resisti e tive que molhar os pezinhos na água…

Na Praia dos Pescadores…
Molhando os Pés…

Um dos motivos da fama da Praia dos Pescadores é que ela abriga o Monumento Mulheres de Areia, do escultor Serafim Gonzalez em homenagem à primeira versão da novela “Mulheres de Areia” que teve cenas gravadas nessa praia. O Monumento fica sobre uma pedra em frente à Ilha das Cabras e é considerado um dos principais cartões postais de Itanhaém.

Monumento Mulheres de Areia
Um dos famosos cartões-postais de Itanhaém!!!

Outra praia bem conhecida na cidade é a Praia do Suarão, que está localizada num dos bairros mais antigos da cidade: o Bairro Suarão (onde fica a Igreja Nossa Senhora de Sion, que mencionei anteriormente, lembra?).

Na Praia do Suarão…

Que beleza é o Mar…

A Praia do Suarão tem um calçadão com coqueiros e arbustos, além de vários quiosques, hotéis e pousadas ao seu entorno. Também é bastante frequentada por surfistas por conta das ondas. Foi um verdadeiro presente de Deus esse dia lindo e esse mar maravilhoso!!!

A estrutura da Praia do Suarão

Na verdade todas essas praias fazem parte da Praia de Itanhaém ou Praião, que consiste em cerca de 12km de extensão, iniciando na divisa de Mongaguá e seguindo até a foz do Rio Itanhaém na Boca da Barra e vai mudando de nome conforme os bairros (Cibratel, Verde Mar, Suarão, etc). E a parte mais próxima ao centro da cidade recebeu a Nova Orla da Praia¸ com paisagismo, novo calçamento, iluminação, entre outras benfeitorias, que a tornam o passeio muito mais agradável!!!

A Nova Orla de Itanhaém…
Um passeio bem agradável!!!

E no final da Nova Orla fica a Praia Boca da Barra¸ que é uma praia ribeirinha, no encontro entre o Rio Itanhaém e o Mar, na famosa Boca da Barra (que já comentei acima e é realmente muito bonita!!!).

A Praia da Boca da Barra

Ali perto, do outro lado da ponte, no píer da Alameda Emídio de Souza, saem barcos para passeios, entre estes tem o passeio de barco pelo Rio Itanhém até o encontro do Rio Branco com o Rio Preto e uma parada na prainha do Rio Preto no Country Club. Dizem que é muito legal, mas no dia que estávamos lá não teve o passeio de barco, mas fomos de carro até o Country Club para curtir a prainha. E se você for de barco, nos conte como foi a experiência nos comentários!!!

No Country Club de Itanhaém…

E molhando os pezinhos na Prainha do Rio Preto

O Country Club de Itanhaém fica na Rua do Club nº 92 às margens do Rio Preto e além de apreciar as belezas do rio e da flora ao redor, tivemos a oportunidade de receber a visita desse lindo Sagui. É muita fofurice, ganhamos o dia ao ver esse amorzinho!!!!

Olha que fofura esse Saguizinho…
Degustando sua bananinha…
Muito Amor Envolvido!!!

Sempre que se fala de praia, vem à mente Feirinha de Artesanato, não é mesmo? É claro que Itanhaém não seria diferente e tem uma feirinha super legal, com uma grande variedade de produtos, além de lindos Grafites para alegrar ainda mais o ambiente!!! A Feira de Artesanato fica na Praça Benedito Calixto, próximo a Boca da Barra e vale a pena a visita!!!

Na Feira de Artesanato de Itanhaém…
Amamos esse Grafite!!!
Que Corujinha mais fofinha!!!
Mais um lindo Grafite da Feirinha

Sempre que se fala de praia, vem à mente Feirinha de Artesanato, não é mesmo? É claro que Itanhaém não seria diferente e tem uma feirinha super legal, com uma grande variedade de produtos, além de lindos Grafites para alegrar ainda mais o ambiente!!! A Feira de Artesanato fica na Praça Benedito Calixto, próximo a Boca da Barra e vale a pena a visita!!!

Busto de Benedito Calixto
Entre o Busto e a Feirinha na Praça Benedito Calixto

Espero que esteja gostando do nosso tour por Itanhaém!!!! Para sentir um pouquinho de como foi nossa experiência por lá é só acessar o link da nossa página no Youtube e assistir ao vídeo: https://youtu.be/szy0I0hKCJM

Que experiência maravilhosa!!!!

E não importa se quando você for vai estar frio ou calor, se vai estar chovendo, nublado ou fazendo aquele sol, o importante é que você esteja com quem ama, em excelente companhia (mesmo que seja “você com você mesmo”) e aproveitando cada momento!!! Muuuuita Gratidão a Deus por me proporcionar mais essa viagem em família!!!🙏🙏🙏

A Família em Itanhaém

E para saber mais detalhes de tudo que tem pra fazer em Itanhaém é só acessar o site da Prefeitura da cidade: https://www2.itanhaem.sp.gov.br/ (no geral) e mais especificamente na área de turismo: https://www2.itanhaem.sp.gov.br/turismo/

Agradeço de coração sua companhia!!! Lembrando que se você gostou da postagem, compartilhe com seus amigos para que possam se divertir também, e siga nossas redes sociais para saber em primeira mão as novidades: Instagram (@cadaviagemumabagagem) e Facebook (https://www.facebook.com/cadaviagemumabagagem/ ).  Ah! E se inscreva no nosso canal do Youtube (Cada Viagem uma Bagagem): https://www.youtube.com/channel/UC5Q29-MYuWjvPH__wWhF42A

Gratidão Itanhaém e até a próxima!!!