Arigatobrigado por Voar pelo Primeiro Olhar e pela Arte da Alma

O título pareceu confuso? Relaxa que você já vai entender… Te convido agora a visitar comigo quatro exposições maravilhosas que estão no Farol Santander em São Paulo: “Arigatôbrigado – Arte Japonesa no Brasil/ Culturas Conectadas”, “Santos Dumont – O Poeta Inventor”, “Frans Post: O Primeiro Olhar” e “Arte da Alma – História da Tatuagem no Brasil”.

Me acompanha nesse tour: “Arigatobrigado por Voar pelo Primeiro Olhar e pela Arte da Alma”?

Vamos começar nosso tour?

Mas antes de explorar as Exposições, a dica é ir direto para o 26º andar e contemplar essa linda vista!!! Toda vez que eu vou ao Farol Santander aproveito a oportunidade de apreciar São Paulo das alturas!!!

Apreciando…
Essa linda vista!!!

Outra dica é descer pelas escadas e se divertir com as instalações que já vão nos preparando para o que vem pela frente.

Aproveitando as escadas…

Agora sim vamos para o 24º andar onde podemos contemplar a Exposição “Santos Dumont – O Poeta Inventor”, em homenagem aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, mais conhecido como o “Pai da Aviação”.

Santos Dumont…
“O Pai da Aviação”

Essa Exposição conta detalhes da vida e da carreira desse grande gênio brasileiro, suas conquistas, seus desafios e principalmente sua garra e determinação de persistir diante das adversidades. Imagina quantas dificuldades e tropeços Santos Dumont não encontrou até conseguir voar? Na mostra estão expostos vários de seus dirigíveis, inclusive o “Dirigível n° 6” com o qual ele contornou a Torre Eiffel e ganhou o Prêmio Deustch em 1901, e o “Dirigível n° 9 – La Baladeuse”, que foi a primeira aeronave a ser pilotada por uma mulher, a Aida de Acosta.

O Dirigível nº 6 sobrevoando Paris…

O Dirigível nº 9 – La Baladeuse

Também estão em exposição, o Cesto e a Réplica do Balão Brasil, pilotado por Santos Dumont em 1898.Além de vários itens pessoais, como seu famoso Chapéu Panamá, Relógio de Pulso, Caderno de Anotações, Luvas, entre outros. Bem como a Cédula e Moeda Comemorativa do seu Centenário.

Outro destaque da Exposição é a Linha do Tempo, que aborda desde o nascimento de Alberto Santos Dumont em 20 de julho de 1873 em Minas Gerais, até sua morte em 23 de julho de 1932 no Guarujá, em São Paulo.

A Linha do Tempo de Santos Dumont

Continuando a viagem pelo tempo, vale a pena apreciar Fotos da Época¸ através de monóculos¸ e contemplar o trabalho de Santos Dumont, o voo de balão e de dirigível, entre outras aventuras.

Um convite para viajar no tempo…

Todo o andar está repleto de história, ensinamentos e homenagens, como a reprodução do Monumento “Ícaro”, do escultor francês George Collin, que fica na Praça Santos Dumont em Saint-Cloud no sul de Paris e foi feito para homenageá-lo.

A Exposição continua no 23º andar, mas antes de chegarmos lá, no acesso das escadas, encontramos essa instalação com diversos aeroplanos de Santos Dumont, para nos transportar para as nuvens.

Nas nuvens…
Com os aeroplanos de Santos Dumont

Agora sim no 23° andar, a Exposição “Santos Dumont – O Poeta Inventor” torna-se mais imersiva, nos convidando a voar por Paris no Dirigível nº6¸ através de um simulador.

E também a pilotar a aeronave “La Demoiselle”, que foi o aeroplano nº 20 e trouxe vários detalhes na sua estrutura que serviram de modelo para projetos futuros.

Simulador da…
“La Demoiselle”
Me acompanha nesse voo?

Falando em “La Demoiselle”, temos uma Réplica sendo pilotada por Santos Dumont e também detalhes de seu processo de elaboração.

A Réplica de…
“La Demoiselle” pilotada por Dumont

Já que estamos falando em projetos, na Exposição, também podemos acompanhar detalhes do famoso “14-Bis”,  através do qual Santos Dumont entrou para a História por ser o primeiro a decolar a bordo de um avião com motor a gasolina em 23 de outubro de 1906. Está exposto, inclusive, uma réplica do Cesto do 14-Bis.

Detalhes da Produção do 14-BIS

E no Hall do Farol Santander tem uma Réplica em tamanho original do 14-Bis, para nos sentirmos como se estivéssemos no Parque de Bagatelle em 1906 acompanhando esse voo histórico.

A Réplica do 14-BIS

Como já deu pra perceber a Exposição “Santos Dumont – O Poeta Inventor” está incrível e super completa. Mas corre que ela só ficará até o dia 15 de outubro de 2023, de terça a domingo das 9h às 20h. Mais informações estão no site: https://www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_24

Continuando a explorar o Farol, seguimos para o 22º andar, onde está a Exposição “Frans Post: O Primeiro Olhar”, que nos convida a viajar pelo Brasil na época da colonização holandesa através das paisagens retratadas por Post.

Viajando pelo Brasil…

Frans Janszoon Post nasceu em 1612 na Holanda e veio para o Brasil em 1637 na comitiva de Maurício de Nassau, permanecendo até 1644. Período suficiente para que pudesse retratar além das lindas paisagens brasileiras, detalhes do cotidiano, dos costumes e tradições da população local.

O famoso Frans Post

A Exposição “Frans Post: O Primeiro Olhar”, nos mostra além de detalhes sobre os Quadros, Projeções em 360º dos mesmos e alguns Comparativos de como os locais eram na época que ele retratou e como estão agora. Vale lembrar que a maior coleção de pinturas de Frans Post, encontra-se no Instituto Ricardo Brennand em Recife, Pernambuco.

A obra “Cachoeira na Floresta”

E o comparativo com o local atualmente

Permita-se sentar por alguns instantes e ficar ali contemplando as paisagens, viajando no tempo e apreciando o Primeiro Olhar.

Apreciando o Primeiro Olhar…

A Exposição “Frans Post: O Primeiro Olhar ficará até o dia 23 de setembro de 2023. Mais informações estão no site: https://www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_22

Descendo mais um pouquinho, vamos agora para o 20° andar, onde está a Exposição “Arigatôbrigado – Arte Japonesa no Brasil / Culturas Conectadas” que homenageia a influência nipônica nos costumes e também na arte brasileira.

Me acompanha em “Arigatôbrigado – Arte Japonesa no Brasil / Culturas Conectadas”?

A Exposição “Arigatôbrigado” conta com obras de artistas japoneses que se destacaram no desenvolvimento da arte nipo-brasileira, como Tomoo Honda, Tomie Ohtake, Tikashi Fukushima, Kazuo Wakabayashi, entre outros.

Com as obras de Tikashi Fukushima
E de Kazuo Wakabayashi

Mas não é só na pintura que essa conexão cultural se destaca, temos também a Arte em Cerâmica, com lindas peças, como esse Vaso com design bem diferenciado de Mieko Ukeseki e as “Coluna Bambu” e “Coluna Coqueiro” de Kimi Nii.

Arte em Cerâmica
O “Vaso” de Mieko Ukeseki

Outra arte que chama atenção na Exposição é a do Vestuário, com uma mostra de Quimonos belíssimos, utilizados tanto para cerimônias especiais, quanto para o trabalho, para apresentações teatrais, entre outras ocasiões.

Os Quimonos e o Lago…
Olha a riqueza de detalhes desse vestuário

Um para cada ocasião…

E olha só que charme essa projeção do Lago de Carpas, que é algo bem característico da cultura japonesa, já que esse peixe é o símbolo de força, determinação e sucesso!!!

O charme do Lago de Carpas

E falando em sucesso, merece destaque esses lindos Painéis de Tecido nos recepcionando, logo que adentramos à sala de Exposições.

Que trabalho belíssimo nesses Painéis…

A Exposição “Arigatôbrigado – Arte Japonesa no Brasil / Culturas Conectadas” ficará até o dia 20 de novembro de 2023. Mais informações e detalhes estão no site: https://www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_20

Outra Exposição que está fazendo muito sucesso é a “Arte da Alma – História da Tatuagem no Brasil” que presta uma homenagem aos artistas tatuadores do Brasil.

Na Exposição “Arte da Alma” é possível conhecer a grande variedade de estilos de tatuagem, como as tradicionais “Old School”, que surgiram nos Estados Unidos no início de século XX e se destacam por suas cores vibrantes e simbologia, como amor, proteção, entre outros sentidos. Em contrapartida com a “BlackWork”, que utiliza somente a tinta preta e o contraste com a pele e era utilizadas em culturas religiosas para simbolizar ritos de passagem, marcas de proteção entre outros significados.

As Tattoos da “Old School”…

E da “Black Work”

Também com origem em crenças religiosas e espirituais estão as “Tribais” e “Geométricas”, que serviam para refletir a identidade e a história das tribos indígenas e da geometria sagrada das civilizações antigas. E ainda nessa seara tradicional encontram-se as tatuagens “Orientais” que são carregadas de simbolismo como bravura e espiritualidade, além de significados mitológicos, como dragões, carpas, divindades, etc.

As “Tribais”
“Geométricas”
E “Orientais”

E como toda forma de arte, a tatuagem também foi se modificando com o tempo, adquirindo nova roupagem, sentido e técnica, são as “Novas Vertentes”¸ que utilizam desde abstração até realismo, letreiros, aquarelas, entre outras modalidades.

As “Novas Vertentes”

Agora que já aprendemos sobre os vários tipos de tattoos, é muito interessante conhecer também os diversos Materiais que são utilizados para concretizar essa arte.

Os Materiais para as tatuagens…

Na Exposição ainda encontramos Troféus e Tatuagens em Pele Artificial. Além de fotos com tattoos, inclusive do curador da mostra, o Antonio Curti, que já é conhecido de outras exposições aqui no Farol e sempre busca trazer novidades, tendências e nos conectar com as diversas formas de arte. Parabéns por mais esse belíssimo trabalho!!!

O Curador da Exposição Antonio Curti
Alguns Troféus

E para fechar com chave de ouro a visita, que tal sentir a “Arte da Alma” na pele. É isso mesmo, tem uma parte imersiva, na qual são projetadas tatuagens em nosso corpo. É uma experiência bem divertida!!!

Sentindo na Pele…
A Arte da Alma

E para fechar com chave de ouro a visita, que tal sentir a “Arte da Alma” na pele. É isso mesmo, tem uma parte imersiva, na qual são projetadas tatuagens em nosso corpo. É uma experiência bem divertida!!!

Que visita cativante, não é mesmo? Para vivenciar tudo isso é só ir até o Farol Santander, que fica na Rua João Brícola, 24 – Centro de São Paulo – próximo à Estação São Bento do Metrô. Lembrando que o funcionamento é de Terça a Domingo das 9h às 20h e a última entrada é às 18h (para dar tempo de concluir a visita antes das 20h). Para maiores informações é só acessar o site: www.farolsantander.com.br

Gratidão de coração sua companhia e te espero no próximo post!!! Ah! Se você gostou dessa postagem, compartilhe com seus amigos para que possam se divertir também e siga nossas redes sociais para saber em primeira mão as novidades: Instagram (@cadaviagemumabagagem) e Facebook (https://www.facebook.com/cadaviagemumabagagem/)  e se inscreva no nosso canal do Youtube (Cada Viagem uma Bagagem): https://www.youtube.com/channel/UC5Q29-MYuWjvPH__wWhF42A

Arigatôbrigada pela sua companhia!!!