Turistando em Sorocaba

O que você acha da ideia de conhecer os atrativos de uma cidade que está a menos de 2 horas de São Paulo e que abrange desde roteiro histórico e cultural, passando pelo ecológico até chegar no moderno? E isso é só o começo…. Vamos iniciar nosso passeio de hoje Turistando em Sorocaba?

Me acompanha nesse tour por Sorocaba?

Para ilustrar bem como Sorocaba mescla o antigo e o moderno, nada melhor do que iniciarmos nosso tour na Praça Coronel Fernando Prestes,  que é a tradicional Praça Central da cidade onde fica o Letreiro de Sorocaba, que é o novo totem com o nome da cidade e que já virou símbolo regional e ponto de parada para fotos desde sua inauguração em novembro de 2019. O totem mede 13,4m de extensão por 2,10m de altura, foi escolhido por votação popular na internet e o custo da execução ficou por conta dos empresários locais.

Foto clássica com o Letreiro da Praça

Ainda na Praça Coronel Fernando Prestes fica a nossa próxima parada que é a visita à  Catedral Metropolitana de Sorocaba ou Catedral de Nossa Senhora da Ponte, uma belíssima igreja de mais de 200 anos.

Na Catedral Metropolitana de Sorocaba

A atual Catedral Metropolitana de Sorocaba e antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ponte foi construída em 1771, quando a imagem da padroeira, que está no altar e foi feita em estilo barroco, chegou de Portugal, mais precisamente da cidade do Porto. Essa foi a segunda Igreja Matriz da cidade (a primeira foi a Igreja de Sant’Anna que atualmente é o Mosteiro de São Bento). Tornou-se Catedral em 1924, tendo como primeiro bispo Dom José Carlos de Aguirre (o famoso Dom Aguirre).

Nossa Senhora da Ponte no Altar da Catedral
No Interior da Catedral Metropolitana de Sorocaba …

A Catedral Metropolitana de Sorocaba passou por várias reformas até chegar na configuração atual que data de 1961. O relógio da torre foi instalado em 1912 e também novos sinos. A fachada tem estátuas dos quatros evangelistas: São João, São Lucas, São Mateus e São Marcos, o brasão da Arquidiocese de Sorocaba e a inscrição D.O.M. do latim: “Deo Optimo Maximo”, que significa: “Ao Deus Supremo”.

Detalhes da Fachada da Catedral Metropolitana de Sorocaba

A Catedral de Nossa Senhora da Ponte é muito bonita cheia de detalhes que chamam a atenção, como as belíssimas pinturas de Ernesto Tomazzini e Bruno Giusti.

Pintura do Teto da Capela do Santíssimo

O que eu também achei bem interessante na Catedral Metropolitana de Sorocaba é que ao redor das imagens dos Santos são pintadas suas histórias como a de Nossa Senhora Aparecida, na qual é retratado o encontro da imagem e o milagre das algemas que se quebraram, na de São Pedro, que mostra que ele foi crucificado de cabeça para baixo porque não se achava digno de ser crucificado como Jesus, entre muitos outros relatos históricos.

Detalhe das Pinturas ao redor das imagens…

Na Catedral Metropolitana de Sorocaba também encontramos a Imagem de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que ele possa abençoar a todos nós e trazer a cura para toda a enfermidade que o mundo está enfrentando!!! E para saber mais detalhes sobre a Catedral é só acessar o site: http://www.catedraldesorocaba.org.br/

Nossa próxima parada foi no Mercado Municipal “Alcino de Oliveira Rosa”, mais conhecido como Mercadão de Sorocaba, que foi inaugurado em 12 de outubro de 1938 e projetado pelos arquitetos Affonso Iervolino e Zenon Lotufo no estilo francês art déco. É composto de vários boxes e bem tradicional.

Mercado Municipal de Sorocaba

O Mercado Municipal de Sorocaba fica na região central da cidade, entre as Ruas Francisco Escarpa e Padre Luiz e funciona de segunda à sexta, das 7h às 18h30 e aos sábados das 7h às 14h. O prédiofoi tombado como patrimônio histórico da cidade em 1988 pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico. Para saber mais detalhes é só acessar o site: http://www.ipatrimonio.org/sorocaba-mercado-municipal/#!/map=38329&loc=-23.49834200000001,-47.460377999999984,17

Bem pertinho do Mercadão, fica o Pátio Cianê Shopping¸ que mescla toda a estrutura moderna de um shopping center com a riqueza arquitetônica e cultural das antigas instalações da Tecelagem/ Complexo Cianê (Companhia Nacional de Estamparia).

No Pátio Cianê Shopping …

Dentro do Pátio Cianê Shopping é possível ver uma parte da Estrutura da Tecelagem “Nossa Senhora da Ponte”, que foi construída em 1881, fazendo parte do Complexo Cianê, que aproveitava a produção de algodão da região para fabricar tecidos para abastecer o mercado interno. A tecelagem teve uma ascensão muito rápida (favorecida também pela proximidade da Estação Ferroviária) e ajudou muito no desenvolvimento da cidade. Porém passou por problemas administrativos e financeiros sendo desativada em 1991 e a construção foi aproveitada para o shopping em 2013.

Estrutura da Fundação da Tecelagem do Complexo Cianê

Foto da Época de funcionamento da Tecelagem Cianê

O Pátio Cianê Shopping fica na Av. Doutor Afonso Vergueiro, 823, na região central de Sorocaba e possui várias lojas, inclusive um quiosque super fofo da Parada do Churros, onde pude provar a novidade Chuvete,  que é um sorvete que vem na casquinha de churros. Uma delícia!!! Mais informações e horário de funcionamento do shopping estão no site: https://www.patiociane.com.br/

Aceita um Chuvete?

Saindo da região central de Sorocaba, fomos para o Bairro Alto da Boa Vista, onde visitamos muitos lugares, começando pelo Parque Chico Mendes (também chamado de Parque Natural dos Esportes Chico Mendes) que foi inaugurado em 1977.

Parque Chico Mendes

O Parque Chico Mendes abrange uma área de cerca de 145 mil m², com vegetação da Mata Atlântica, eucaliptos e trilhas. Além de espaços para a prática de esportes e lazer em família.

Aproveitando o Parque Chico Mendes…
As Irmãs no Parque!!!

No Parque Chico Mendes também é possível ver alguns animais como tartarugas, patos e muitos pássaros. Inclusive tem um Mapa de Observação dos Pássaros, indicando os melhores locais para essa observação.

Mapa de Observação dos Pássaros
Nossa Amiga Tartaruga dando uma voltinha pelo Parque

O Parque Chico Mendes fica na Av. 03 de março nº 1025 no Alto da Boa Vista. A entrada é gratuita e o funcionamento é de terça a domingo, das 08h às 17h. Maiores detalhes estão no site: https://turismo.sorocaba.sp.gov.br/visite/parque-natural-chico-mendes/. Aproveite esse contato com a natureza para recarregar as energias porque ainda temos muitos passeios pela frente.

Curtindo o passeio no Parque Chico Mendes…

Falando em repor as energias, nada melhor do que uma paradinha para o lanche. Na verdade, uma paradinha para a coxinha… Sempre que você conversar com alguém sobre a cidade de Sorocaba essa pessoa vai te perguntar se você já provou ou vai recomendar que você experimente a tradicional Coxinha da Padaria Real!!!

Na famosa Padaria Real
Com a tradicional coxinha…

A história da Padaria Real começou em 1957 quando os irmãos José Vicente de Souza e Carlos Alberto de Souza abriram a primeira unidade no centro da cidade e uma das marcas registradas deles era a “janelinha” através da qual eles entregavam os pães. A fama da padaria foi crescendo e logo as filiais foram abertas: a Real Campolim em 1992, a Real Afonso Vergueiro em 1999, a Real Boa Vista (que é essa que visitamos) em 2014, a Real Tauste (no Supermercado Tauste) e um Delivery na capital paulista.

Mas a coxinha só começou a fazer parte do cardápio em 1992 e logo se tornou sucesso. Minha irmã provou a tradicional Coxinha de Frango com Catupiry da Padaria Real  e eu fiquei com a opção vegetariana que é a  Coxinha de Palmito. Nós duas super aprovamos nossas escolhas!!! Mas além das coxinhas, tem outras opções e inclusive almoço nessa unidade e na Afonso Vergueiro.

A  Padaria Real Boa Vista  fica na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2650 no Alto da Boa e tem uma estrutura bem moderna e ampla, com mais de 8.000 m², que abriga desde a lanchonete e o restaurante, passando pela adega, hortifruti, açougue, frios, mercearia até chegar na padaria em si. Mais detalhes estão no site: https://www.padariareal.com.br/ .

Do ladinho da Padaria Real fica a sede da  Tv TEM Sorocaba, que foi fundada em 2003, é afiliada da Rede Globo de Televisão e abrange 20 municípios. Além da programação da Globo, tem programas regionais bem especiais, como os telejornais “Bom Dia Cidade” (com apresentação da Mayara Corrêa) e “TEM Notícias” (dos apresentadores Thiago Ariosi e Danielle Borba) que trazem informações do que está acontecendo na região, o “Nosso Campo” (do Antônio Nóbrega) que relata a rotina e as novidades no campo e a maravilhosa “Revista de Sábado” sob o comando do Marcos Paiva e da Priscila Tanganelli, que mostra curiosidades e muitas dicas do que fazer nas cidades próximas. Mais informações estão no site: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/ E em frente à sede da Tv TEM fica esse lindo Totem que eu não resisti e tive que tirar foto.

Estúdios da TV TEM Sorocaba
Não resisti à fotinho com o Totem!!!
Os Estúdios da TV TEM vistos de outro ângulo…

Nessa mesma avenida (Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3041) fica o Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, que é a Sede do Poder Executivo de Sorocaba.

O Palácio dos Tropeiros ou…
Paço Municipal de Sorocaba

O Palácio dos Tropeiros ou Paço Municipal começou a ser construído em 1978, sob a gestão do prefeito José Theodoro Mendes (daí o nome em sua homenagem e também ao “Tropeirismo” que foi muito importante para o desenvolvimento da cidade) sendo inaugurado em 1981. O projeto foi do arquiteto Luiz Arthur Guimarães Navarrette e na época gerou polêmica por ser considerado muito imponente, mas com o passar do tempo tornou-se patrimônio histórico de Sorocaba e ponto turístico. E em agosto de 2020 foi instalado mais um Totem em homenagem à Cidade, do artista Raul Augusto de Mello.

O Totem e o Palácio…
Com meu novo amiguinho no Palácio dos Tropeiros
As Irmãs no Paço

Ao redor do Palácio dos Tropeiros tem lago artificial, um belo jardim, o prédio da Câmara Municipal, o Teatro Municipal “Teotônio Vilela e a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Para saber mais detalhes sobre a construção do Paço e sua história é só acessar o site: https://turismo.sorocaba.sp.gov.br/visite/palacio-dos-tropeiros/

Ao redor do Palácio dos Tropeiros tem lago artificial, um belo jardim, o prédio da Câmara Municipal, o Teatro Municipal “Teotônio Vilela” e a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Para saber mais detalhes sobre a construção do Paço e sua história é só acessar o site: https://turismo.sorocaba.sp.gov.br/visite/palacio-dos-tropeiros/

Saindo dali seguimos a indicação da nossa Querida Amiga Soraia e fomos provar as delícias do Atelier Fábio Yamada, um lugar super aconchegante que nos proporciona uma viagem pela confeitaria francesa.

No Atelier Fábio Yamada
E a tentação dessa vitrine…

O Chef  Fábio Yamada é formado pela renomada Escola de Gastronomia Francesa “Le Cordon Bleu” na Unidade Tokyo (Japão), e se destacou tanto que foi convidado para assumir a confeitaria japonesa “La Boutique” desde 2009 até 2013, quando retornou para o Brasil com o projeto de abrir seu próprio ateliê de sabores franceses aqui. Para nossa sorte que teremos a oportunidade de provar as maravilhas que ele faz. Além do Atelier, algumas de suas sobremesas podem ser encontradas no Japan House em São Paulo. Fiquei super feliz em poder experimentar lá e até passei essa dica no Instagram.

Com o Talentosíssimo Chef  Fábio Yamada

É uma missão bem difícil escolher o que comer no Atelier Fábio Yamada… Depois de muito pensar, minha irmã decidiu pelo Entremet e eu pelo Éclair, acompanhados de Soda Italiana. Mas não se preocupe que tem salgados e refeições na hora do almoço. Ah! Também é possível fazer reservas para eventos. Já pensou que chic sua festa de aniversário com o gosto francês? Sem contar que o atendimento é excepcional, toda a equipe trabalha muito bem e o Chef Fábio Yamada é super atencioso e gentil!!!

As opções das Irmãs: Éclair e Entremet

O Atelier Fábio Yamada fica na Rua Indianópolis, 122 no Jardim Paulistano e para saber as novidades do cardápio e mais informações é só seguir as redes sociais: @fabioyamadaatelier e https://www.facebook.com/atelierfabioyamadaoficial/

Nossa próxima parada foi no Parque Kasato Maru, que fica no Bairro Campolim (no cruzamento entre as Avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz) e foi inaugurado em 2008 para homenagear o centenário da imigração japonesa no Brasil.

No Parque Kasato Maru…

O projeto arquitetônico do Parque Kasato Maru engloba vários elementos da cultura e religião do Japão e o próprio nome do parque refere-se ao primeiro navio de imigrantes japoneses que vieram pra cá e o globo terrestre metálico simboliza a rota que essa embarcação percorreu. Também tem a Ponte Taiko Bash e luminárias, que são bem tradicionais dos jardins japoneses. Para saber mais detalhes é só acessar o site: https://turismo.sorocaba.sp.gov.br/visite/parque-kasato-maru/

Na Ponte Taiko Bash do Parque Kasato Maru

Outro parque bem legal e pertinho dali (na mesma Avenida Antônio Carlos Cômitre) é o Parque “Carlos Alberto de Souza”, mais conhecido como Parque Campolim,  que possui uma ampla área verde, pista de caminhada, playground, lago, etc. É uma ótima opção para quem busca a prática de esportes ou lazer.

No Parque Campolim…

O Parque Campolim também sedia atividades artísticas e culturais e recebe a visita de muitos pássaros e aves em geral, inclusive tem uma Placa de Observação (o mesmo tipo que vimos no Parque Chico Mendes, lembra?). Então aproveite para relaxar e ter esse contato com a natureza bem no meio do agito da cidade…

Placa de Observação das Aves…

Ao redor do Parque Campolim também tem vários barzinhos, restaurantes então se você quiser já pode aproveitar a visita ao parque e dar uma esticadinha por lá… E para saber mais informações sobre o parque é só acessar: https://turismo.sorocaba.sp.gov.br/visite/parque-calos-alberto-de-souza/

O agito ao redor do Parque Campolim

Ainda no Bairro Campolim, fomos conhecer o Mercadão Campolim¸ que além das lojas convencionais, possui vários bares e restaurantes para um animado happy hour. O Mercadão fica na Rua Antonio Perez Hernandes nº 125. Para maiores informações é só acessar o site: https://mercadao-campolim.negocio.site/

Fachada do Mercadão Campolim¸
Na área das lojas…
E dos bares…

Falando em lojas e compras, bem pertinho dali fica o Shopping Iguatemi Esplanada. Você que já acompanha o blog, sabe que eu não resisto a um shopping e esse realmente é muito bom!!

No Shopping Iguatemi Esplanada

O Shopping Iguatemi Esplanada fica na Avenida Professora Izoraida Marques Peres e tem entrada tanto por Sorocaba quanto por Votorantim, ele fica bem na divisa entre as cidades, e o acesso entre os dois lados tem uma parte de vidro que é bem bonita e também uma esteira rolante do lado de Sorocaba, bem próxima a esse acesso. Para saber mais informações sobre o shopping é só acessar: https://iguatemi.com.br/esplanada/. Enquanto isso, vamos passeando por aqui e encerrando o primeiro dia de tour pela cidade…

No ligação entre as partes de Sorocaba e Votorantim do Shopping Iguatemi
E na esteira da parte de Sorocaba

Não se assuste com a quantidade de lugares que conhecemos no primeiro dia de tour. Você pode fazer tranquilamente e no seu tempo, é que já queria mostrar tudo de bom que tem pra fazer em Sorocaba… E ainda tem muita coisa pra visitar. Então prepare-se para me acompanhar nesse roteiro do segundo dia…

Um pouco do que nos espera no segundo dia de tour por Sorocaba…

Nosso tour de hoje vai começar por um dos principais atrativos de Sorocaba e indicação da nossa Querida Amiga Silvana: o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, que foi inaugurado em 1968 e considerado como símbolo da cidade desde 1993.

No Zoológico Municipal Quinzinho de Barros…

O Zoológico Quinzinho de Barros ou Zoológico de Sorocaba ocupa uma área de mais de 128 mil m²,  que inclui um imenso lago, mata secundária e vários recintos que abrigam mais de 1000 animais.

O lindo lago do Zoológico de Sorocaba
Um dos recintos das Araras
E do Lobo Guará

Sei que a visita ao zoo gera muita polêmica e também concordo que não é o ideal manter animais presos. Desejo do fundo do meu coração que a humanidade chegue a uma fase de total respeito pelos animais que não seja mais preciso o trabalho dos zoos para preservação de animais em extinção e educação ambiental. Falando nisso, o Zoológico Quinzinho de Barros desenvolve um papel muito importante nesse sentido, sendo referência na América Latina nas áreas de pesquisa, conservação e bem-estar animal, educação e preservação ambiental.

O Zoo desempenha um papel de preservação ambiental…
E proteção aos animais em risco de extinção como o Mico-Leão-Dourado

Logo na entrada do Zoológico Quinzinho de Barros tem um mapa para ajudar na localização e facilitar a visita. No nosso passeio encontramos esse lindo elefante, a ilha dos macacos, o hipopótamo, o tigre, o urso, o gato maracajá entre outros fofuchos.

Que fofura de Elefante…
A Ilha dos Macacos

O Zoológico Quinzinho de Barros tem uma das maiores coleções de répteis e papagaios da América do Sul e altas taxas de natalidade de espécies no zoo. E também tem o Museu de Zoologia com cerca de 800 peças.

Museu de Zoologia
Os Periquitos-de-encontro-amarelo

O Zoológico Quinzinho de Barros  fica na Rua Teodoro Kaisel nº 883 – Vila Hortência e funciona de terça a sexta das 10h às 16h e aos sábados, domingos e feriados das 09h às 17h. O ingresso adulto custa R$ 8,00 (tem alguns casos de isenções e meia entrada também) e maiores informações estão no site: https://www.sorocaba.sp.gov.br/zoologico/

Continuando nosso tour, fomos visitar o Parque “Maria Barbosa Silva”, mais conhecido como Parque das Águas, que além de ser uma área de lazer para a prática de esportes, sedia várias atividades artísticas e culturais como a tradicional Festa Junina de Sorocaba, que tive a oportunidade de participar antes da pandemia e me diverti bastante!!!

No Parque das Águas…

O Parque das Águas ocupa uma área de 162.000 m², com muito verde, plantas, árvores, ciclovia, pista de skate, lago com fontes, entre outros atrativos.

Aproveitando o Parque das Águas
Seu lago…

No Parque das Águas também encontramos um monumento muito interessante que é o “Criador e Criação” do artista plástico Chico Niedzielski, sendo que o círculo está simbolizando o infinito, o divino, o criador e o quadrado em seu interior remete ao finito, à criatura, à criação…

A Obra “Criador e Criação”

O Parque das Águas fica na Rua Antônio Joaquim Santana, 714 – Jardim Abaete, fica aberto 24 horas e mais detalhes você encontra no site: https://turismo.sorocaba.sp.gov.br/visite/parque-das-aguas/

Eu te mostrei uma foto da ciclovia no Parque das Águas, não é mesmo? Mas isso não é privilégio só do Parque, Sorocaba tem um sistema cicloviário bem desenvolvido, são mais de 110 km de ciclovias que cortam toda a cidade, além de faixas exclusivas compartilhadas com ônibus em algumas avenidas. O projeto começou em 2006 e vem evoluindo, melhorando a mobilidade urbana e a saúde dos moradores, além de ser uma importante opção de lazer. Então, se você gosta de pedalar pode aproveitar para se exercitar enquanto conhece a cidade. Maiores detalhes estão no site: https://www.urbes.com.br/ciclovias .

As ciclovias de Sorocaba…

Hoje o passeio está bem zen e ligado à natureza, não é mesmo? Então vamos continuar assim, seguindo agora para o Jardim Botânico “Irmãos Vilas Bôas”, também chamado de Jardim Botânico de Sorocaba (JBSO) que foi inaugurado em 2014 e abrange uma área de mais de 70 mil m² com vegetação de transição entre cerrado e mata atlântica.

No Jardim Botânico de Sorocaba …

O Jardim Botânico de Sorocaba foi criado com a missão de ser um centro de conservação da biodiversidade, pesquisa, educação ambiental, lazer e cultura.

Que dia lindo no Jardim Botânico!!!

Além de ser um lindo cartão postal da cidade, já que no Jardim Botânico de Sorocaba está o Palacete de Cristal, que é uma construção de vidro com estruturas metálicas destinada a abrigar coleções botânicas, exposições e eventos.

O Charmoso Palacete de Cristal

O Palacete de Cristal realmente é muito bonito, tanto sua estrutura arquitetônica, quanto os jardins que o compõem: Oriental, Árido, Tropical e Cerrado.

A Fonte no interior do Palacete de Cristal
Os jardins do Palacete

Vamos começar explorando o Jardim Oriental do Palacete de Cristal, que teve um paisagismo desenvolvido para incentivar a contemplação em busca do equilíbrio espiritual e onde cada detalhe tem um significado muito especial, como a cascata (representando a vida e seu ciclo natural), as rochas (simbolizando a divindade, o céu e a terra), o pinheiro (vigilância e proteção), os arbustos (silêncio e eternidade) e o bambu (flexibilidade). Realmente nos encanta com sua beleza!!!

Jardim Oriental do Palacete de Cristal
Detalhe da Cascata…
E das Rochas do Jardim Oriental

Por sua vez, o Jardim Árido é formado por plantas adaptadas a viver em ambientes com pouca disponibilidade de água, como os cactos (nos quais as folhas são modificadas e se transformam em espinhos para reduzir a perda de água e também servir como proteção contra predadores) e as suculentas (que possuem lacunas entre as células para armazenar água e lhe permitir sobreviver durante a seca), entre outras espécies.

O Jardim Árido…
do Palacete de Cristal
Detalhe dos Cactos!!!

O Jardim Tropical representa as Florestas Tropicais que abrigam a maior biodiversidade do mundo, sendo composta por uma vegetação densa, com árvores de grande porte, raízes expostas e folhas largas para maior absorção de luz.

As irmãs no Jardim Tropical…

Detalhe das folhagens do Jardim Tropical

Já o Jardim do Cerrado representa o maior bioma do Brasil e também o que está mais ameaçado. Suas árvores são de porte menor e com galhos tortuosos, raízes longas para buscar água em profundidade, vegetação rasteira e folhas com “pelos” ou “cera” para proteger da perda de água.

No Jardim do Cerrado…

O Jardim Botânico de Sorocaba também tem Melipolinários para a criação de abelhas, um Jardim Sensorial de Plantas Medicinais

E um lindo Orquidário, que foi construído com tijolos de demolição, ferragens reaproveitadas e bambu e que abriga diversas espécies de orquídeas.

No Orquidário do Jardim Botânico
Que beleza de Orquídeas…

O Jardim Botânico de Sorocaba fica na Rua Miguel Montoro Lozano nº 340 – Jardim Iguatemi, a entrada é gratuita e o funcionamento é de terça a domingo das 9h00 às 17h00 (com entrada até 16h30). Mais detalhes estão no site: https://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/jardimbotanico/. Aproveite também para contemplar a linda vista do Mirante!!!

Apreciando a vista no Mirante do…
Jardim Botânico de Sorocaba

Depois de todo esse contato com a natureza, vamos explorar o turismo cultural, visitando o Museu Ferroviário de Sorocaba ou Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, que foi inaugurado em novembro de 1997, com um acervo muito rico para preservação e divulgação da importância da ferrovia para o desenvolvimento da região.

Museu Ferroviário de Sorocaba
Ninguém pode dizer que não ando na linha….
Os trilhos da Estrada de Ferro
Sala de controle da antiga Estação

A casa que se transformou no Museu Ferroviário de Sorocaba foi construída em 1910, em estilo inglês, para abrigar os engenheiros e supervisores da Estrada de Ferro Sorocabana. E foi restaurada em 1997 para sua nova função. E à medida que vamos percorrendo os cômodos, vamos mergulhando nesse universo ferroviário e percebendo sua importância no passado e como poderia ser utilizado no futuro.

Volta ao passado no Museu Ferroviário…

O Museu Ferroviário de Sorocaba nos mostra muitos objetos, fotos e mobiliário da Estrada de Ferro Sorocabana, desde sua criação no século XIX, passando pelo seu auge, até a redução de suas atividades no final do século XX.

O Museu Ferroviário de Sorocaba fica na Praça Mateus Maylasky, entre a Rua Dr. Álvaro Soares e a Avenida Afonso Vergueiro, próximo à estação ferroviária, na região central da cidade. A entrada é gratuita e o funcionamento é de terça à sexta das 9h às 16h30. Mais detalhes estão no site: https://cultura.sorocaba.sp.gov.br/mefs/.

Em frente ao Museu, fica a Estação Ferroviária de Sorocaba que foi inaugurada em 10 de julho de 1875 pela Estrada de Ferro Sorocabana, passou por várias reformas, proporcionou um grande desenvolvimento econômico para a cidade, mas enfrentou vários problemas, encerrando suas atividades com trens de passageiros em 2001, operando apenas com cargas desde 2006. E em fevereiro de 2018 foi tombada pelo CONDEPHAAT.

Estação Ferroviária de Sorocaba
Detalhes da fachada da Estação….
E do seu Interior… Uma pena estar deteriorando com o tempo….
Mas guarda sua beleza arquitetônica!!!

Ao lado da Estação Ferroviária, no edifício anexo, fica o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba ou MACS Sorocaba que possui um acervo de cerca de 650 obras e é voltado para a arte contemporânea brasileira, expondo as mais variadas tendências artísticas.

MAC Sorocaba

Na nossa visita ao Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, tivemos a oportunidade de conhecer a Exposição “Encontros Divergentes” do artista Túlio Pinto, cujas obras exploram a questão da espacialidade e transitam entre a escultura e a instalação, aguçando nossa imaginação e nossa reflexão.

Obras de Exposição “Encontros Divergentes”
Dos “Encontros Divergentes”

A Exposição “Encontros Divergentes”  é composta por nove obras, baseadas em formas geométricas e feitas com materiais bem diferentes entre si e que estabelecem algum tipo de relação ao se encontrarem para compor o trabalho, cabendo ao visitante desvendar qual é essa relação.

Obras muito interessantes!!!

O MACS fica na Avenida Afonso Vergueiro, 280 – Centro. A entrada é gratuita e o funcionamento é de quarta à sexta das 14h às 19h e aos sábados e domingos das 10h às 14h. A Exposição “Encontros Divergentes”   ficará no MACs até o dia 09 de janeiro de 2022 . Mais informações estão no site: https://www.macs.org.br/

Já que estamos falando de arte, no MACS tive a oportunidade de conhecer o Allan Yzumizawa, que está desenvolvendo um projeto muito bacana chamado de “Corpos da Água Vermelha”, que retoma a história de João de Camargo, um líder espiritual que desenvolveu um trabalho muito importante na região de Sorocaba, inclusive construiu a Igreja do Bom Jesus do Bonfim das Águas Vermelhas (esse nome se dá por estar às margens do córrego da Água Vermelha). A igreja também é conhecida como Capela de João Camargo e é baseada no sincretismo religioso de cultos cristãos e afro-brasileiros. Ele sempre buscou preservar as raízes e a identidade do povo sorocabano, tanto que sua trajetória foi tema do filme “Cafundó”, estrelado por Lázaro Ramos e dirigido por Paulo Betti. Já anota essa dica caso você queira se aprofundar mais.

Igreja do Bom Jesus do Bonfim das Águas Vermelhas
Interior da Igreja
Busto de João de Camargo

Tendo como inspiração o legado de João de Camargo, foi criada a Exposição Coletiva Virtual “Corpos da Água Vermelha”, formada por obras de artistas contemporâneos de Sorocaba que trabalham a questão do pertencimento à cidade, a diversidade de corpos, o resgate cultural, entre muitos outros assuntos, através de pinturas, fotos, vídeos e muito mais. Para ver a exposição e conhecer todo o projeto basta acessar:  https://corposdaaguavermelha.com.br/

Retratos Vermelhos de Flavia Aguilera

Ainda na questão de religiosidade, Sorocaba é bem eclética e abraça várias religiões, que por sua vez contribuem para a identidade e costumes da cidade, como é o caso do tradicional Natal Iluminado do Céu Sagrado, que atrai muitos visitantes para apreciarem a belíssima decoração natalina na sede do Centro Espiritual CÉU SAGRADO que se dedica à Doutrina do Santo Daime e que faz um trabalho bem bonito de arrecadação de alimentos com essa programação natalina para ajudar aos necessitados. Para saber mais informações é só acessar: https://ceusagrado.com.br/

No Natal Iluminado do Céu Sagrado

Por conta da pandemia, o Evento “Natal Iluminado” do Céu Sagrado não aconteceu no Natal de 2020 e nem no de 2021, mas tenho certeza que quando tudo se normalizar, ele vai voltar com força total e ainda mais iluminado. Mas vou te mostrar umas fotos de quando eu fui pra você ter uma ideia de como é e já ir se programando para quando eles retornarem.

A linda decoração do Natal Iluminado do Céu Sagrado…
O presépio
E que as Luzes do Natal Iluminado se espalhem por todos os corações!!!

Falando em eventos, Sorocaba também sedia festas muito especiais como o Festeja Sorocaba que recebe grandes nomes da música brasileira, principalmente do meio sertanejo. Na vez que eu fui, pude prestigiar os shows do Marcos & Belutti, Luan Santana, Gustavo Lima, Munhoz e Mariano, entre outros e AMEI!!!!!

Marcos & Belutti
Munhoz e Mariano

Outro evento que também achei muito bacana foi a Feira Dragônica Medieval que foi beneficente em prol do Lar São Vicente de Paulo, organizado pela Taverna Dragônica e que trouxe toda a atmosfera da Idade Média, com figurinos, apresentações musicais, de dança, combates medievais, entre muitas outras atividades… Até me arrisquei no tiro ao alvo… Imagina só o resultado…kkk

Feira Dragônica Medieval
E suas Apresentações Musicais
Será que eu acerto o alvo?
Com os personagens medievais…

Agora voltando para o momento presente, na mesma avenida do MACS (Av. Dr. Afonso Vergueiro) no nº 1700 fica o Sorocaba Shopping,  que possui várias lojas, como eletrônicos, moda, cinema, praça de alimentação, entre outras. Mais detalhes estão no site: https://sorocabashopping.com.br/ E não resistimos a uma passadinha no Suco Bagaço para comer uma salada de frutas com chantilly e muito morango e um suco e finalizar nosso roteiro de hoje (mas ainda ficou um lugarzinho muito especial que quero te mostrar no passeio de amanhã)…

Fachada do Sorocaba Shopping
Detalhes da decoração do Sorcaba Shopping

E para encerrar todo nosso tour por Sorocaba, quero te apresentar esse espaço maravilhoso que é o Café com Gato¸ uma cafeteria que é a pioneira no conceito de Cat Café no Brasil, onde você pode tomar seu café (no nosso caso foi o Café Brigadeiro e o Café Beijinho), fazer um lanchinho (minha irmã escolheu o Toast de Salame com Queijo e Croissant de Peito de Peru e eu optei pelo Toast de Queijo Branco e Pão de Batata recheado com Cenoura e Provolone) enquanto aprecia os gatinhos brincando através de um vidro (porque a Vigilância Sanitária  no Brasil não permite o contato direto com os gatos durante a refeição como nos outros cat cafés do mundo).

Fachada do Café com Gato
O Gatil de vidro
Provando as Delícias do Café com Gato

A Cafeteria Café com Gato é toda temática com vários quadros da artista Joana Diggie retratando esses fofuchos que tanto amamos. E ainda tem uma loja com produtos para os gateiros de plantão.

Com os lindos quadros da artista Joana Diggie

Mas o melhor de tudo é a Visita ao Gatil pelos Aniversariantes do Mês.  Então já sabe, no mês do seu aniversário, corre para agendar sua visita com acompanhante (ou sugere pra algum amigo aniversariante pra te levar 😉 ). Sei que pode gerar polêmica, mas conversei com a proprietária Fabiana e ela realmente é apaixonada por gatos, eles são bem tratados, às vezes ficam lá, outras vezes ela os leva pra sua casa, enfim, o café é uma forma de incentivar o amor aos felinos.

Encantadas com a visita ao Gatil
😻😻😻😻😻

Na Visita ao Gatil do Café com Gato pudemos brincar com a Red Velvet e o Capuccino que são da raça bengal, a Cookie  que é SRD e ficou cega depois que levou um chute e agora é toda amorosa depois que foi adotada, ela é bem parecida com o Pingado que é todo dengoso.

Com a Red Velvet e o Capuccino
E o dengoso Pingado

Falando em ser dengoso, o Espresso é um sério candidato a ser o campeão da casa, tanto que é chamado de “O Carinhoso”, olha só o jeito que ele nos olha, é muito amor envolvido. Ele é SRD e parece uma pantera negra!!! A Bombom também é uma pantera, mas preferiu ficar deitadinha e escondida (ela tem deficiência nas patinhas traseiras decorrente de trauma e está fazendo fisioterapia para se recuperar). Outra SRD amorosa é a Canela¸ que adora brincar assim como o Biscoito.

Tem como não se apaixonar pelo Espresso?
E o brincalhão Biscoito

Outras fofuras são o Chantilly, um persa que também gosta de brincar, o Mocaccino, um ragdoll apelidado de Gordelícia (imagina o motivo…), o Vanilla,  que é da raça American Shorthair, é chamado de “Cara de Mau”, mas só a cara, porque é um lindo!!!E tem também a Chocolate, que é da raça Maine Coon, ficou um pouco por ali, mas depois subiu na prateleira e foi tirar uma sonequinha do alto, afinal ela é conhecida como “Chefe da Turma” e tem que ter uma visão geral de tudo.

O Fofucho Chantilly
Os fofuchos Vanilla e Mocaccino

Ficar observando ou brincando com esses fofuchos é tão maravilhoso que você nem vê o tempo passar… E se você gostou e quer vivenciar essa experiência é só ir fazer uma visitinha à Cafeteria Café com Gato¸  que fica na Av. Pereira da Silva, 866 – Jardim Santa Rosália e funciona de segunda a sexta das 12h às 21h, e aos sábados e domingos das 09h às 21h. Maiores informações estão no site: https://cafecomgato.com.br/

A Turminha no Gatil

E nesse clima fofo do Café com Gato, vou encerrando esse post. Agradeço de coração sua companhia!!! Lembrando que se você gostou da postagem, compartilhe com seus amigos para que possam se divertir também, e siga nossas redes sociais para saber em primeira mão as novidades: Instagram (@cadaviagemumabagagem) e Facebook (https://www.facebook.com/cadaviagemumabagagem/).  e se inscreva no nosso canal do Youtube (Cada Viagem uma Bagagem): https://www.youtube.com/channel/UC5Q29-MYuWjvPH__wWhF42A

Gratidão Sorocaba!!!

2 comentários em “Turistando em Sorocaba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.