Nessa postagem somos convidados a participar de uma homenagem muito especial feita pelo Farol Santander aos 125 anos de nascimento do grande artista Di Cavalcanti, que com toda sua genialidade captou como ninguém a Essência do Povo Brasileiro! Me acompanha nessa celebração?
A Exposição “Di Cavalcanti — 125 anos” está no 22° andar do Farol, mas antes de começarmos a visita, fomos recebidos no Loft do 25 com muito carinho pelos organizadores dessa linda homenagem, entre eles a Bibiana Berg (Head – Experiências & Cultura do Santander), a Denise Mattar (Curadora da Exposição) e a Elisabeth Di Cavalcanti (filha do artista), que nos contaram detalhes sobre o processo de elaboração da Mostra e da vida desse grande ícone da arte brasileira. Os curadores nos acompanharam na visita, sempre destacando sua paixão por retratar a alma, os costumes e a essência do povo brasileiro em suas obras.
A recepção no Loft do 25 contou com um delicioso Coffee Break, além de nos convidar a explorar a vista e o ambiente aconchegante desse espaço de 400 m² com pé-direito de 5 metros preparado para receber eventos memoráveis!!!
Falando em memorável, vamos agora para o 22° andar contemplar a Exposição “Di Cavalcanti – 125 anos” para celebrar os 125 anos do nascimento de Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, o famoso Di Cavalcanti, que se deu em 06 de setembro de 1897 no Rio de Janeiro. Ele começou sua carreira como caricaturista e ilustrador, foi poeta, muralista, desenhista e um marcante pintor modernista, entre outras habilidades. Era antenado com os movimentos artísticos e políticos e sua grande paixão era o povo brasileiro, que retratou tão bem em seus trabalhos. Ele faleceu no Rio de Janeiro em 26 de outubro de 1976, deixando um legado de cerca de nove mil trabalhos, desde pequenos desenhos até obras grandiosas.
Já que estamos nesse tema de grandiosidade, a grande novidade da Exposição “Di Cavalcanti – 125 anos” é a obra “Carnaval”, que está sendo exposta ao público brasileiro pela primeira vez. Ela foi adquirida na década de 1930 por um colecionador em Paris, e estava lá até o ano passado, quando voltou ao Brasil e agora está ao nosso alcance contemplar esse trabalho primoroso, com características marcantes de sua obra como as cores vibrantes, as formas sinuosas, o povo e seus costumes, muito bem representado pelo Carnaval!!!
Além desse quadro, a Exposição “Di Cavalcanti – 125 anos” nos apresenta cerca de 30 obras do artista e 16 gravuras, abrangendo seu trabalho de 1920 a 1970, como os famosos “Seresta”, “Devaneio” e “Samba”, nos quais a brasilidade é pulsante.
Di Cavalcanti é conhecido como o Pintor das Mulatas, por registrá-las em vários de seus trabalhos, mas sempre privilegiando a ternura ao olhar erótico, captando a doçura feminina, como nas obras “Mulata na Cadeira”, “Mulata”, “Abigail” entre outras.
Outra característica marcante da obra de Di Cavalcanti é o Mar, onde ele retrata a essência da áurea litorânea do Rio de Janeiro e tudo que ela abrange, como em “Vila de Pescadores” e “Aldeia de Pescadores”, entre outros.
Como Di Cavalcanti sempre estava conectado com as novidades e o que estava acontecendo no cenário artístico mundial, muitas dessas referências acabavam influenciando seu trabalho, o que é possível perceber nas obras “Mulheres no Bar”, “Mulher de Perfil” , “A Espera” e “Mulheres”.
Outra parte bem interessante na Exposição “Di Cavalcanti – 125 anos” é a Linha do Tempo, em formato de vídeo, que destaca fatos marcantes da vida e carreira do artista!
Lembra que comentei que além das pinturas, a Exposição nos apresentava 16 gravuras? Então, esse trabalho é chamado de “Fantoches da Meia–noite”, foi feito por Di Cavalcanti em 1921 e acompanhado do texto do poeta Ribeiro Couto e editado por Monteiro Lobato formando álbum super moderno para a época e que foi o ponto de partida da Semana de Arte Moderna de22!!! Qualquer semelhança desse trabalho com a atualidade não é apenas coincidência…
Vale lembrar que Di Cavalcanti teve ma participação marcante na Semana de Arte Moderna de 1922, além de idealizar e organizar, ele ainda criou o catálogo e o programa da Semana e se tornou um dos principais nomes do modernismo brasileiro.
Enfim, a Exposição “Di Cavalcanti – 125 anos” nos mostra o artista na sua totalidade, desde seu lado intelectual, passando pelo boêmio, sensual, até sua ternura em criar “Obras que têm o cheiro, o sabor e a cor do Brasil”!!!
A Exposição “Di Cavalcanti – 125 anos” ficará até o dia 07 de janeiro de 2024. Mais informações e detalhes estão no site: https://www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_22
Além dessa belíssima mostra, o Farol Santander conta com outras Exposições bem interessantes que contamos detalhes no post anterior, como a “Arigatôbrigado – Arte Japonesa no Brasil / Culturas Conectadas” e “Arte da Alma”. Se você ainda não viu ou quer rever é só acessar: https://cadaviagemumabagagem.com/arigatobrigado-por-voar-pelo-primeiro-olhar-e-pela-arte-da-alma/
O Farol Santander ainda possui um rico acervo permanente, restaurante, bar, cafés e o maravilhoso Mirante do 26°andar, que nos proporciona essa linda vista e é parada obrigatória em todas as nossas visitas.
Pelas fotos já deu pra perceber o que te espera, não é mesmo? Para vivenciar tudo isso pessoalmente é só ir até o Farol Santander, que fica na Rua João Brícola, 24 – Centro de São Paulo – próximo à Estação São Bento do Metrô. Lembrando que o funcionamento é de Terça a Domingo das 9h às 20h e a última entrada é às 18h (para dar tempo de concluir a visita antes das 20h). Para maiores informações é só acessar o site: www.farolsantander.com.br
Gratidão pela sua companhia e te espero no próximo post!!! Ah! Se você gostou dessa postagem, compartilhe com seus amigos para que possam se divertir também e siga nossas redes sociais para saber em primeira mão as novidades: Instagram (@cadaviagemumabagagem) e Facebook (https://www.facebook.com/cadaviagemumabagagem/ ) e se inscreva no nosso canal do Youtube (Cada Viagem uma Bagagem): https://www.youtube.com/channel/UC5Q29-MYuWjvPH__wWhF42A