Contemplando a Natureza no Charmoso Glamping Panorama

Se você gosta de estar bem pertinho da natureza, vivendo as aventuras de um acampamento, mas não abre mão de uma cama quentinha, um banho relaxante num banheiro privativo, com direito a ar condicionado e wi-fi, vai se apaixonar pela novidade de Araçoiaba da Serra, o charmoso Glamping Panorama!!!

Me acompanha neste post que vou te contar todos os detalhes 😉

Bem-vindos ao Glamping Panorama
Vamos conhecer as maravilhas desse lugar?

Vamos começar, entendo o que é “Glamping”: a junção das palavras “glamour” e “camping”, definindo assim um “camping de luxo”, que foi criado para unir a sensação de contato com a natureza dos acampamentos tradicionais aliado ao conforto e infraestrutura típicos de hospedagem em hotéis convencionais.

Olha que charme esse quarto…

Embora o termo “glamping” tenha surgido desde 2005 no Reino Unido, nos últimos anos é que vem ganhando força e atraindo cada vez mais turistas interessados em contemplar a natureza, mas usufruindo de todo o conforto da hotelaria.

Janela aberta para o conforto…
Com direito à natureza refletida no espelho…

E o melhor de tudo isso é que o Glamping Panorama fica muito perto de São Paulo. Há menos de duas horas de viagem, você chega na cidade de Araçoiaba da Serra, onde ele está localizado, dentro do Sítio Panorama (Rua Cônego Francisco Teixeira Braga, 2000 – Caminhos de San Conrado – Araçoiaba da Serra).

O charme do Glamping Panorama

Eu já comentei em postagens anteriores sobre Araçoiaba da Serra, mas vale lembrar que ela fica a cerca de 123 km da capital paulista e faz parte da região metropolitana de Sorocaba. Seu nome é de origem tupi e significa “lugar que esconde o Sol” ou como os moradores preferem dizer “Esconderijo do Sol”, isso porque os índios tupiniquins que a habitavam moravam no lado leste (onde nós estamos) e viam o Sol se pôr sobre esse Monte que você pode ver na foto. A partir do século XVI a cidade recebeu muitos bandeirantes e mineradores, também contribuiu para o desenvolvimento da siderurgia no Brasil e foi uma importante rota de tropeiros.

Fazendo jus ao significado de Araçoiaba da Serra: O Esconderijo do Sol
Portal de Araçoiaba

Agora que já conversamos sobre o termo e falamos um pouquinho sobre a cidade, vamos começar nosso tour pelo Glamping Panorama, onde fomos muito bem recepcionados por esse lindo casal e idealizadores de todo esse projeto: o Gustavo e a Mary.

O Querido Casal Anfitrião: Mary e Gustavo

O Gustavo nos contou que área onde se localiza o Sítio Panorama era do seu avô e que desde pequeno já acompanhava o pai nas atividades rurais, passando a morar ali definitivamente em 2003. Três anos depois, começou a se dedicar à lavoura, tanto que atualmente tem uma produção diversificada e alternada, passando por milho, mandioca e feijão rosinha. Seu pai era um visionário e desde 1988 já falava da tendência do turismo rural na propriedade, mas o Gustavo só aprimorou essa ideia em 2015 quando fez um curso de turismo rural e em 2018 passou a fazer parte do Caminho das Hortas e Capelas e a partir daí não parou mais e começou a desenvolver o projeto do Glamping.

Algumas das lindas paisagens do Sítio Panorama…
A Área da Plantação…
E do Restaurante

Durante a hospedagem no Glamping Panorama é possível acompanhar todo o dia a dia do campo, visitar a lavoura, aprender sobre o Tropeirismo e sua importância para o desenvolvimento da cidade e até descobrir muitas histórias divertidas que aconteceram durante três dias de Tropeada para Capão Bonito narradas brilhantemente pelo Thomaz (filho do Gustavo e da Mary) no livro “Para Sempre Tropeiro” que pode ser levado como lembrança para casa. Eu ganhei o meu exemplar e adorei!!! Parabéns, Thomaz!!! Que venham muitas e muitas inspirações e livros na sua vida!!!

Além da lavoura e do Glamping, o Sítio Panorama desenvolve um importante trabalho de Turismo Pedagógico com escolas e grupos de Terceira Idade buscando resgatar as raízes do Município, aliado à sustentabilidade e à conscientização do respeito para com os animais e o meio ambiente. Também realiza Evento Tropeiro (em datas específicas) com direito ao tradicional Almoço Tropeiro.  E na visita ao Sítio ainda é possível conhecer o Ateliê de Couro, onde o próprio Gustavo fabrica seus acessórios para o Tropeirismo, que meu pai e minha irmã adoraram!!!

Aprendendo sobre o trabalho no campo…
E conhecendo o…
Ateliê de Couro…

E se você acha que as atividades terminam por aí, pode se preparar porque a programação se estende para Propriedades Parceiras, como a visita para um café da tarde e Degustação de Queijos no Sítio 4 Irmãos, que tivemos a oportunidade de conhecer e contei como foi na postagem sobre o “Caminho das Hortas e Capelas” (se você ainda não viu ou quer relembrar é só acessar: https://cadaviagemumabagagem.com/trilhando-o-caminho-das-hortas-e-capelas/ )

Também está no roteiro a visita à Floresta Nacional de Ipanema (ou Fazenda Ipanema) e uma deliciosa refeição no Sítio Doce Campo¸ que já exploramos anteriormente e que estão no post “Tour em Araçoiaba da Serra” (é só dar uma olhadinha nesse link para ver ou recordar: https://cadaviagemumabagagem.com/tour-em-aracoiaba-da-serra/ ), entre outros lugares bem especiais na região.

E para você já começar o dia com disposição e energia o Café da Manhã é servido no Glamping Panorama, com direito àquele Cafezinho coado no pano (com o aroma se espalhando pelo ar…) e ao delicioso Bolinho de Amendoim, que é típico da cidade e tradicional na Sexta-feira Santa, além de outros quitutes especiais.

O típico café preparado com muito carinho pelo Gustavo
Para acompanhar o tradicional Bolinho de Amendoim
Bom Apetite!!!

Mas agora vamos falar do Glamping Panorama em si, que é uma excelente opção para quem quer viajar com segurança nesses tempos de pandemia, já que é exclusivo, pois só é permitido um casal ou família por hospedagem. Já imaginou que privilégio poder acordar com essa linda vista só pra você e seus acompanhantes?

Que vista mais privilegiada!!!

O Glamping Panorama foi totalmente projetado e construído pelo próprio Gustavo, que pensou em todos os detalhes para proporcionar um ambiente acolhedor e aconchegante aos hóspedes. A construção durou dois anos, sempre pensando em reaproveitamento e sustentabilidade. O piso é de Eucalipto tratado, a parede é de Pinus e a cama foi feita com Madeira de Demolição.

Tudo no Glamping foi pensado em reaproveitamento e sustentabilidade!!!
Desde o piso, paredes até os móveis…
Um verdadeiro exemplo de respeito à natureza!!!

Até o banheiro do Glamping Panorama foi feito todo em madeira e pintado com tinha especial para ficar branco e dar esse efeito rústico e ao mesmo tempo moderno.

Adorei essa mistura entre o rústico e o moderno…
Do banheiro

Outro detalhe do Glamping Panorama que eu achei um charme foi esse Espelho logo na entrada, para nos receber refletindo toda essa beleza da natureza que nos cerca.

Olha que boas-vindas mais especial…

E prepare-se também para receber a visita desses ilustres saguis, que são muito fofos e curiosos. Além disso, é bom tomar cuidado se estiver comendo alguma coisa e também não deixar seus pertences à mostra porque eles adoram pegar e levar para “seu esconderijo na floresta”.

Cara de quem quer aprontar….

Vale lembrar que eles estão seguindo todos os protocolos de segurança para garantir que sua estada no Glamping Panorama seja tranquila e confortável!!!

Outra coisa legal de mencionar é que Araçoiaba da Serra já foi citada em várias matérias como uma excelente opção de lugar para curtir o inverno e apreciar lindas paisagens (https://quantocustaviajar.com/blog/lugares-no-interior-de-sao-paulo-para-visitar-no-inverno/https://www.guiasp24h.com.br/6-cidades-serranas-a-sp-para-curtir-o-clima-frio/ entre outras postagens) e eu concordo plenamente!!!

Que presente poder apreciar essa vista!!!

Eu sei que você deve estar querendo saber como faz para se hospedar e curtir tudo de melhor que o Glamping Panorama tem a oferecer, não é mesmo? Então é só acessar a página do Instagram @spturismorural e entrar em contato com eles para saber mais detalhes e já agendar sua visita. E maiores informações, você também encontra no site: https://sitiopanoramaturismo.wixsite.com/aracoiaba

Pode vir que o Glamping Panorama está prontíssimo para te receber!!!

E contemplando a natureza, vou encerrando esse post. Agradeço de coração sua companhia!!! Lembrando que se você gostou da postagem, compartilhe com seus amigos para que possam se divertir também, e siga nossas redes sociais para saber em primeira mão as novidades: Instagram (@cadaviagemumabagagem) e Facebook (https://www.facebook.com/cadaviagemumabagagem/ ).  e se inscreva no nosso canal do Youtube (Cada Viagem uma Bagagem): https://www.youtube.com/channel/UC5Q29-MYuWjvPH__wWhF42A

Contemplando a natureza no Charmoso Glamping Panorama!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *