No friozinho de Campos do Jordão

Nesse post quero te convidar para subir comigo a Serra da Mantiqueira e se encantar com as maravilhas de Campos do Jordão. Vamos?

Portal de Campos do Jordão
Bem-vindo a Campos do Jordão!!!

Essa cidade tão aconchegante é conhecida como Suíça Brasileira, principalmente pela sua arquitetura germânica e seu clima mais frio. Fica a cerca de 170 km de São Paulo (menos de 3 horas de viagem), dá pra ir de carro e também de ônibus (a empresa Pássaro Marrom faz esse trajeto saindo do Terminal Rodoviário Tietê).

Costumo brincar que meu amor por essa cidade é genético… Meus pais são apaixonados por Campos do Jordão (tanto que a lua de mel deles foi lá) e sempre que possível vamos aproveitar o inverno na montanha e comemorar o aniversário da minha mãe que é em julho (unindo o útil ao agradável). Por isso nas postagens você vai perceber a diferença no meu cabelo (vários invernos pra contar história). E apesar de ser considerada uma cidade romântica, ela agrada a todos (tem ótimas baladas para os solteiros), tenho certeza que você não vai se arrepender de conhecê-la.

Vila Capivari em Campos do Jordão
Encantos da Vila Capivari

Vamos começar nosso passeio pelo centro da cidade, que é a Vila Capivari, o point onde ficam as lojas, os shoppings (como o Aspen Mall), os barzinhos (como a tradicional Cervejaria Baden Baden) e diversos restaurantes (onde a sugestão é provar o delicioso fondue -nas opções de carne, queijo ou chocolate – meu preferido – e também a sequencia de fondue  se quiser experimentar todos). O mais legal é que o quarteirão é fechado para veículos, então as pessoas podem caminhar livremente e  apreciar os encantos da Vila.

Também na Vila Capivari se encontra a Igreja de São Benedito e várias chocolaterias (uma excelente opção para os chocolatras de plantão, que além dos chocolates em barra, podem provar o chocolate quente que é cremosíssimo e pode ser  incrementado com conhaque, menta ou qualquer outro licor a gosto do cliente).

Experiência Congelante Iceland
Iceland Campos do Jordão

E ali pertinho, dentro do Mercado São Bento, fica um bar de gelo. Isso mesmo: o Iceland (http://www.icelandcampos.com.br/um bar totalmente congelado, com temperatura entre -15°C e -20°C (ao adquirir o ingresso, você já recebe as luvas e roupa adequada para aguentar o frio). Lá dentro tudo é de gelo, desde as paredes, o trono, as esculturas, o escorregador, até o copo em que os drinks são servidos. Essa experiência congelante dura cerca de 15 minutos, mas vale muito a pena conhecer!

Iceland Campos do Jordão
Experiência Congelante

 

 

 

 

 

 

 

Se essa é sua primeira visita a Campos do Jordão, eu recomendo fazer o passeio do Trenzinho da Montanha  (na verdade não é um trem, mas sim uma jardineira), que realiza vários roteiros turísticos para que o visitante tenha uma visão geral da cidade, passando pela Ducha de Prata, por fábricas e lojas de chocolate como a Araucária ou Montanhês, pelo Lago do Itapeva, por lindas construções e propriedades de celebridades, enfim, vai dar uma ideia do que a cidade oferece para que o visitante possa voltar outra vez com mais calma no lugar que mais gostou.

Lago de Campos do Jordão
Pedalinho do Lago

Esse trenzinho sai do quarteirão de baixo da Vila Capivari. Ali fica o Parque Capivari, no qual se encontra o Lago (onde é possível passear de pedalinho) e o Teleférico (http://telefericocamposdojordao.com.br/ ) que dá acesso ao Morro do Elefante (onde tem um mirante do qual se pode ver toda a cidade). Mas não se preocupe, se você não quiser se aventurar no teleférico, pode chegar ao Morro do Elefante de carro (eu já fui das duas formas e recomendo).

Santo Antônio do Pinhal
Olha só que vista em Santo Antônio do Pinhal

Perto do teleférico, existem dois trens turísticos convencionais um que leva até perto do portal da cidade e outro que leva até Santo Antônio do Pinhal. É bom que dá pra verificar no site os horários certinhos de saída dos trens (http://www.efcj.sp.gov.br/). Santo Antônio do Pinhal  é uma cidade vizinha bem bacana (fica a apenas 20km de Campos do Jordão) e que você pode também ir de carro se preferir. Seus principais atrativos turísticos são os belos mirantes, a estação de trem, a Igreja Matriz, a feirinha de artesanato, entre outros.

Santo Antônio do Pinhal
Quem disse que eu não ando na linha?
Ducha de Prata Campos do Jordão
A beleza da Ducha de Prata

Voltando a falar de Campos do Jordão, eu te convido a conhecer a Ducha de Prata, um dos principais pontos turísticos da cidade, que é uma cachoeira e várias duchas formadas pelo represamento do Ribeirão das Perdizes para que os turistas pudessem chegar bem perto das águas (e até se molhar se quisessem). Além da estrutura das duchas, o complexo conta com arvorismo, tirolesa, lanchonetes e muitas lojinhas de malhas, artesanato e lembrancinhas. Esse excelente passeio é gratuito e fica a aproximadamente 1,8 km do centro de Campos do Jordão, dá pra ir de carro ou com o Trenzinho da Montanha (lembra que falei dele anteriormente?). Eu não canso de visitar a ducha, toda vez que vou a Campos do Jordão dou uma passadinha lá, queria mostrar as fotos de vários ângulos, mas como ainda temos muito o que conhecer nessa cidade maravilhosa, te deixo com essas amostras aqui, só para despertar sua vontade de ir pessoalmente.

Ducha de Prata Campos do Jordão
Chegando mais pertinho da Ducha de Prata
Tirolesa Ducha de Prata
Me acompanha no arvorismo e tirolesa?

 

 

 

 

 

 

 

Para quem busca um contato maior com a natureza, seja pra sentar embaixo de uma árvore e relaxar, ou então está animado para fazer trilhas e esportes radicais, ou prefere passear de trenzinho pela floresta e conhecer um pouco mais sobre a biodiversidade da Serra da Mantiqueira, a minha dica é visitar o Horto Florestal ou Parque Estadual de Campos do Jordão. Ele foi criado em 1941 e conta com 8,3 mil hectares de área preservada, principalmente de araucárias e coníferas. Se quiser dá pra passar o dia inteiro no horto porque tem muita coisa pra fazer, além do que já foi citado, dá pra visitar o lago das carpas, o viveiro de mudas, o orquidário, as lojas de artesanato, o restaurante, entre muitas outras opções. É cobrada uma taxa para entrar e o horário de funcionamento é das 09h às 17h com entrada até às 16h (de quinta a terça em época de baixa temporada e todos os dias em alta temporada e feriados). Mais informações, telefones e e-mail estão no site: http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/parques-e-reservas-naturais/parque-estadual-campos-do-jordao/

Horto Florestal Campos do Jordão
Lago das Carpas no Horto Florestal
Horto Florestal Campos do Jordão
Será que chego no final? kkkk

Ali bem pertinho do Horto Florestal fica outra opção bem bacana de passeio: que tal caminhar entre as borboletas? É a experiência que você encontra visitando o Borboletário Flores que Voam, que inicia o tour passando um video sobre as fases da vida da borboleta para que você conheça um pouco mais sobre as lindas anfitriãs desse jardim. Para saber mais detalhes, é só dá uma olhadinha no site: http://floresquevoam.com.br/

Palácio Boa Vista ou Palácio do Governo
Palácio Boa Vista ou Palácio do Governo

Agora vamos para o outro lado da cidade, seguindo na direção do Portal, para fazer um tour cultural, vamos começar pelo Palácio Boa Vista ou Palácio do Governo, que é a residência oficial de inverno do governador do Estado de São Paulo, mas que desde 1970 se tornou museu, com um acervo riquíssimo de grandes nomes da arte como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, entre outros. Além de pinturas e esculturas, o acervo é composto por mobiliário, tapeçarias e peças decorativas e religiosas. A visitação é monitorada e dura cerca de uma hora. Mais detalhes estão no site: http://www.palacioboavista.com.br/

Outro museu que vale a pena conhecer é a Casa da Xilogravura, onde aprendemos muito sobre a técnica de xilogravura (onde se usa a matriz em madeira para fazer a impressão em papel) e os belíssimos trabalhos que ela proporciona. Dê uma olhadinha no site para saber mais informações sobre a visitação: http://www.casadaxilogravura.com.br/

Agora imagine passear por um belo jardim e se deparar com esculturas por todo o percurso. É exatamente isso que você encontra no Museu Felícia Leirner (https://www.museufelicialeirner.org.br/o-museu/institucional/sobre-o-museuque desde 1978 abriga cerca de 85 esculturas de bronze, granito e cimento branco doadas pela artista polonesa que morou em Campos do Jordão de 1965 até sua morte em 1996. E junto com o museu está o Auditório Claudio Santoro (https://www.museufelicialeirner.org.br/sobre-o-auditorio), que foi inaugurado em 1979 com capacidade para 814 pessoas na platéia e 48 no camarote e é onde acontece o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior festival de música clássica da América Latina (a programação completa está no site: http://www.festivalcamposdojordao.art.br/index.php)

Museu Felicia Leirner
Passeando no Museu Felicia Leirner

Museu Felicia Leirner

 

 

 

 

 

 

Que tal agora dar uma pausa para um momento de reflexão e de conexão com Deus? Independentemente da sua religião, a visita ao Mosteiro São João, mais conhecido como Mosteiro das Monjas Beneditinas vai te proporcionar muita paz (http://www.mosteirosaojoao.org.br/).

Mosteiro das Monjas Beneditinas em Campos do Jordão
Lago do Mosteiro

Da entrada do portão até a Igreja você atravessa um belo jardim de plantas nativas, passa por um lago e pela gruta de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, também pode aproveitar para dar uma passadinha na lojinha do convento e comprar lembrancinhas ou se deliciar com os doces e pães artesanais (o pão de batata doce é maravilhoso).

Mosteiro São João
Mosteiro das Monjas Beneditinas

É bom lembrar que não é permitida a visitação aos alojamentos das monjas, o que não interfere em nada no aproveitamento do passeio. E para fechar com chave de ouro, vale fazer uma oração e pedir uma benção na Igreja.

 

Perto do mosteiro, fica o Parque das Cerejeiras, onde nos finais de semana de julho e agosto acontece a tradicional Festa da Cerejeira em Flor para celebrar a florada. A programação completa está detalhada no site (http://festadacerejeira.net.br/ ).

Festa da Cerejeira em Flor
Passeando pelas Cerejeiras

Você pode passar o dia todo se encantando com a beleza das cerejeiras, tirar lindas fotos e assistir a várias apresentações artísticas da cultura japonesa, como o taikô e também danças (no ano passado até aprendi uns passinhos). O evento ainda conta com uma feirinha e praça de alimentação com preços bem acessíveis, tanto para comida japonesa, quanto para as outras opções de pratos. O melhor de tudo é que além de ser um passeio bem bacana, ainda é beneficente, a renda da bilheteria e de todo o evento é destinada à manutenção do Recanto de Repouso para Idoso Sakura-Home.

Amantikir
As cores do Amantikir

Se você está gostando da brincadeira de tirar lindas fotos em Campos do Jordão, e está a procura de cenários deslumbrantes, tenho certeza que vai se apaixonar pelo Amantikir  (http://www.parqueamantikir.com.br/)É um espaço que possui uma riquíssima diversidade de espécies botânicas, distribuídas em vários jardins. No início do passeio você já recebe um mapa para te ajudar na localização. Eu recomendo ir com calçado confortável porque você vai caminhar bastante. Além de se impressionar com toda a beleza do lugar, você vai  ter a  oportunidade de aprender sobre os estilos de jardins de diversas partes do mundo, vai se divertir fazendo várias poses no quadro vivo (só tem a moldura e as fotos ficam por conta da sua criatividade) e também pode encarar o desafio de procurar a saída do labirinto.

Amantikir
Labirinto de Grama do Amantikir
Amantikir
Espelho D’água e Labirinto Clássico ao fundo

 

 

 

 

 

Quem ainda não cansou de passear e gosta de trilha e caminhada pode visitar a Pedra do Baú,  uma formação rochosa que chega a 1950m de altitude e fica em São Bento do Sapucaí (cidade vizinha de de Campos do Jordão) ou então passar o dia no  Parque Tarundu, que oferece várias opções de lazer, desde as mais leves e tranquilas, até as mais radicais. Você pode comprar o passaporte para usufruir de tudo ou ingressos avulsos para as atrações que mais te interessarem. Mais informações estão no site: http://tarundu.com.br/

Temperatura Campos do Jordão
Friozinho na volta da balada

Mas se você está pensando que Campos do Jordão só oferece opções de lazer diurnas, está totalmente enganado, tem muitas coisas pra fazer à noite também. A vida noturna de Campos é bem diversificada: vai desde curtir  um jantarzinho romântico com música ao vivo num ambiente aconchegante e aquecido ou passear pela Vila Capivari (que fica lotada), até tomar uma cerveja com os amigos na Baden Baden, fazendo o esquenta para curtir a night na balada (que eu adoro).

W Club Campos do Jordão
Curtindo o W Club

Existem muitas baladas em Campos, ali na Vila Capivari tem o  Café de La Music (https://pt-br.facebook.com/cafedelamusiquecamposoficial/) que toca mais house e eletrônica. Para quem gosta de música sertaneja, o Villa Mixhttp://villamixcj.com.br/) costuma abrir uma filial na temporada de inverno. E do outro lado da linha do trem, tem a Winter Lounge ( https://pt-br.facebook.com/WinterLounge) que reúne uma galera mais jovem com seu pop e eletrônico e a  W Club ( https://www.facebook.com/WClubCampos/) que também segue essa linha, sempre com ótimos DJs para animar a festa. Agora é só escolher o estilo que te agrada e se jogar porque a noite está só começando…

Se tem uma coisa que é bem tradicional em Campos do Jordão além do chocolate (relaxa que vou falar dele daqui a pouco) é a cerveja. Sempre que você vai lá, quem já foi pergunta se você provou da Baden, que é a cerveja artesanal mais famosa da cidade. Você pode realizar essa difícil tarefa de experimentar os vários tipos dessa cerveja ali mesmo no centrinho da Vila Capivari, na Cervejaria Baden Baden,  ou agendar  uma visitação à fábrica da cerveja Baden Baden.  É isso mesmo!!!! Você pode conhecer todo o processo de fabricação da cerveja. Para isso é só agendar a visita e o ingresso também dá direito a uma caneca como souvenir e degustação. Gostou, não é? Então dá uma olhadinha no site (https://www.badenbaden.com.br/microcervejaria/badenbadentour/),  faça a visita e depois me conte como foi. Se ainda estiver sóbrio….. Brincadeirinha…. Mas é um passeio que vale a pena!!!!

Cervejaria Baden Baden
Segundo dizem: Família que bebe unida, permance unida…
Chocolate Araucária
Fábrica de Chocolate Araucária

Sei que você já passeou bastante, está chegando a hora de ir embora, mas para fechar esse roteiro e ficar com um gostinho de quero mais, que tal apreciar um belo chocolate? São muitas opções de chocolaterias em Campos, como a Montanhês (http://chocolatemontanhes.com.br/ )a  Cacau Show, entre outras.  Mas o que você acha de visitar uma fábrica de chocolate  para conhecer todo o processo de como é feita essa delícia?  Esse tour é realizado por Chocolate Araucária (http://www.chocolatearaucaria.com.br/site/visite/ ) depois dessa aula é só partir para a degustação e passar na lojinha pra levar alguns pra casa…

Agradeço de coração sua companhia nessa viagem e  espero que essas dicas possam te ajudar a curtir ainda mais Campos do Jordão. E quando voltar, se puder, conte como foi. Estou ansiosa pra saber…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *