Uma tarde em Itapetininga

Sei que não estamos na Bahia para curtir a famosa “Tarde em Itapuã” do Toquinho e Vinícius de Moraes, mas te convido a aproveitar comigo “Uma tarde em Itapetininga”, que também será divertida e com momentos muito especiais. Me acompanha nesse tour?

Curtindo “Uma tarde em Itapetininga”

A cidade de Itapetininga (ou “Itapê” para os mais íntimos) fica a uma distância de aproximadamente 170 km da capital de São Paulo. O trajeto de carro  dura pouco mais de duas horas e vale a pena por tudo que encontramos lá.

Bem-vindos à Itapetininga!!!

Itapetininga surgiu à partir do tropeirismo, sendo local de descanso das tropas tanto a caminho de Sorocaba, quanto do Sul do país, e seu nome (que em tupi-guarani, dentre outros significados, é “pedra chata/laje seca”) pode ter derivado das pedras que os tropeiros encontravam nas margens do rio Itapetininga.

O aniversário de Itapetininga é comemorado em 05 de novembro, data da criação da Vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga, que ocorreu em 1770 e posteriormente transformou-se em cidade, que tem até uma Estátua do Cristo Redentor a nos abençoar. Para saber mais informações sobre a cidade estão no site: https://www.itapetininga.sp.gov.br/cidade.

Que Cristo abençoe a todos nós sempre!!!

Agora que já conhecemos um pouquinho da história da nossa cidade anfitriã, vamos visitar um dos seus points que é a Fazenda Santa Luzia, onde é possível degustar uma maravilhosa tábua de queijos, aproveitando toda a atmosfera bucólica e ainda apreciar trabalhos artesanais muito interessantes.

Visitando a Fazenda Santa Luzia
Olha só o carisma e a fofurice desse Bezerrinho Simental

A Fazenda Santa Luzia foi fundada em 1976 pela família Breuer sendo referência na criação de gado Simental, dedicando-se no início à produção de leite B e posteriormente de queijos. A administração atual é feita pelo Martin Breuer, que é médico veterinário e responsável técnico pela queijaria, e pela Maristela Nicolellis, que é tecnóloga em agronegócio e a mestre queijeira da fazenda. Atualmente são 18 tipos de queijos, muitos deles premiados em vários concursos. E desde 2016 a fazenda recebe turistas em seu Bistrô Queijo com Arte para provar os queijos e também outras delícias. 

Bistrô Queijo com Arte

E nada melhor que uma bela tábua de queijos para degustarmos todo esse sabor. Entre os queijos mais famosos e saborosos da Fazenda Santa Luzia estão o Tropeiro, que tem uma cobertura vegetal cinza e sabor suave; o Giramundo, que tem cobertura de beterraba, maturação de quatro meses e sabor intenso; o Braukäse, que leva cerveja artesanal na sua composição; o Garnizé,  que é condimentado com alecrim e outras ervas e sua cobertura  é de espinafre e o Gregório, que é feito com feno grego e é bem macio, entre outros. O que eu achei bem legal é que a tábua já vem com os nomes dos queijos e eles entregam um folheto explicativo, para que você possa conhecer mais enquanto faz sua degustação.

A famosa Tábua de Queijos
Hora da Degustação ?…
… dos deliciosos Queijos

O melhor de tudo é que na Loja você encontra os queijos que mais gostou de degustar para levar pra casa. Foi difícil escolher, mas optamos, além de alguns dos que citei acima, pelo Dionísio¸ que tem interior cremoso, uma casca branca e é levado no vinho; o Carijó, que é condimentado com kümmel e é bem macio; o Bandeirante que também é macio e tem um sabor bem autêntico e o Raízes,  que é um queijo rústico, feito com leite cru e a cobertura é de caramelo para propiciar a cor de terra. Enfim, cada queijo tem sua particularidade e seu sabor irresistível.

Amando a degustação…
Achei um charme esse bordado de queijos da loja…
Nossos escolhidos pra levar pra casa…

Na Loja, além dos queijos, também encontramos geleias, doces e outros produtos e uma parte dedicada ao artesanato local e à venda de suculentas. Sem falar no atendimento mais que especial e receptividade da Grace!!!

Detalhe dos doces e prêmios na Loja…
Os artesanatos…
As suculentas…

Vale lembrar que a Fazenda Santa Luzia faz parte do roteiro: “Caminho do Queijo Artesanal Paulista,  que reúne os principais produtores de queijos artesanais de São Paulo que desejam mostrar para os visitantes e para todo o mundo a qualidade de seus produtos. Para saber mais detalhes desse projeto e quem são os participantes é só acessar: https://www.caminhodoqueijopaulista.com/ . No ano passado, tivemos a oportunidade de conhecer mais um membro desse Caminho, que foi a  Fazenda Atalaia de Amparo, se você ainda não viu ou quer relembrar esse passeio é só acessar o link: https://cadaviagemumabagagem.com/no-turismo-ecletico-de-amparo/

Visitando a Fazenda Atalaia de Amparo com apresentação da Meiri

A Fazenda Santa Luzia fica na Av. Comendador Serafino Fileppo s/nº – Chapada Grande, na altura do km 161 da Rodovia Raposo Tavares. Mais informações estão no site: https://www.queijocomarte.com.br/

Saindo dali, fomos para o centro da cidade visitar a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres que foi construída em homenagem à padroeira de Itapetininga.

Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres
Interior da Catedral
Nossa Senhora dos Prazeres

A Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres foi projetada em estilo romano pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto (o mesmo que projetou a Basílica Nacional de Aparecida do Norte), em formato de cruz latina, com uma torre do lado direito e o batistério do lado esquerdo. A construção ocupa uma área de 2000 m² e demorou mais de 20 anos para ser concluída.

E do seu exterior…

Toda a arquitetura da Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres é repleta de simbolismos, como os três arcos centrais que remetem à Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. A Cúpula de formato octogonal e os oito degraus do altar-mor representam o infinito. As cores dos vitrais também são bem simbólicas, como o verde representando as coisas mundanas, o amarelo indicando o sofrimento de Cristo na cruz e o azul sugerindo a plenitude do céu, entre muitos outros itens simbólicos.

Detalhe do altar e das luzes…
dos Vitrais…

A imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, que fica no altar principal, é de madeira, foi esculpida em estilo barroco por Alfredo Oliani e é uma réplica da que veio de Portugal no século XVII e atualmente encontra-se na Igreja dos Guararapes em Pernambuco. A imagem tem cerca de dois metros de altura e representa Nossa Senhora com o Menino Jesus em um dos braços e a outra mão segurando um cetro. Ela está apoiada sobre as nuvens e com Querubins a seus pés.

A Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres está localizada na Praça Duque de Caxias no Centro de Itapetininga e se você quiser saber mais detalhes é só acessar o site: https://diocesedeitapetininga.org.br/catedral-nossa-senhora-dos-prazeres/. Que Nossa Senhora dos Prazeres abençoe a todos nós!!!!

Que Nossa Senhora dos Prazeres abençoe a todos nós!!!!

Saindo dali, fomos para outro lugar que é parada obrigatória para os chocólatras de plantão e lugar de referência na cidade. Estou falando da Loja de Fábrica dos Chocolates Aspen, que fica na Rua Avelino Vieira da Silva, 251 – Vila São José em Itapetininga.

Conhecendo os Chocolates Aspen

A loja é muito aconchegante e como estamos na época da Páscoa, a decoração temática está muito fofa!!!  A Chocolates Aspen está em Itapetininga há mais de 10 anos e é um sucesso, sempre que alguém for te falar dessa cidade vai perguntar se você já visitou essa loja. Realmente, os chocolates são deliciosos. Corre que ainda dá tempo de garantir o presente de Páscoa, e independente do período do ano que você for sempre vai ter algo especial te esperando. Para saber mais informações é só dar uma olhadinha no site:  https://chocolatesaspen.com.br/

No verdadeiro paraíso dos chocólatras…
Que decoração mais charmosa…
A Páscoa dos Chocolates Aspen

E a saideira da nossa tarde em Itapetininga não poderia ser num lugar mais apropriado… Fomos nos despedir da cidade na Cervejaria RT166, que fica na altura do km 166 da Rodovia Raposo Tavares na entrada da Avenida 5 de Novembro.

A Saideira na Cervejaria RT166
Detalhes do interior da Cervejaria…
E dos tanques de cerveja

Mas não pense que é uma cervejaria comum, a Cervejaria RT166  é bem moderna, tem sua própria fábrica de cerveja, um amplo espaço com uma excelente estrutura e ainda Self-service de Cerveja, isso mesmo, você carrega o cartão e vai se servindo dos rótulos disponíveis para degustação.

No Self-service da Cervejaria RT166…

Minha irmã que é a degustadora oficial do blog fez a festa, provou de vários sabores da Cervejaria RT166 Itapetininga e super aprovou!!! Entre os seus preferidos estão o lançamento e edição limitada: “Berliner Weisse Frutas Vermelhas” (que como o próprio nome diz, apresenta aromas e sabores de morango, framboesa, amora e pitaia e tom avermelhado); a “Hop Lager” (que tem cor amarelo palha e notas cítricas e herbais) e a “St. Patrick’s” (que é a cerveja verde em homenagem a São Patrício, padroeiro da Irlanda), entre outros rótulos. Ah! Vale lembrar que a Berliner Weisse e a St. Patrick’s só estão disponíveis para degustação na Cervejaria, minha irmã amou, mas não teve como levar pra casa…

Ane degustando a Berliner Weisse Frutas Vermelhas

A Cervejaria RT166 conta com uma ampla Praça de Alimentação com opções para vários gostos e bolsos, desde petiscos, passando por comida japonesa, churrasco, entre outros. Nós optamos pelos petiscos da Hamburgueria Maestro, que tinha opção vegetariana e estavam muito saborosos!!!

Degustando os Petiscos da Hamburgueria Maestro

E você pode aproveitar para dar uma passadinha na Loja da Cervejaria RT166 e levar pra casa os rótulos que mais gostou.

Loja da Cervejaria RT166

A Cervejaria RT166  também tem um palco para música ao vivo, uma área com brinquedos para crianças e é um ambiente super agradável para curtir em casal, com os amigos e em família também. Para saber mais detalhes e toda a programação é só curtir a página no face: Facebook.com/CervejariaRT166. Um brinde e bom divertimento!!!

Saúde!!!!

E com essa linda imagem do Arco-íris junto à placa da cidade, vou encerrando esse post. Agradeço de coração sua companhia!!! Lembrando que se você gostou da postagem, compartilhe com seus amigos para que possam se divertir também, e siga nossas redes sociais para saber em primeira mão as novidades: Instagram (@cadaviagemumabagagem) e Facebook (https://www.facebook.com/cadaviagemumabagagem/ ).  Ah! E se inscreva no nosso canal do Youtube (Cada Viagem uma Bagagem): https://www.youtube.com/channel/UC5Q29-MYuWjvPH__wWhF42A

Um até breve com direito a um lindo Arco-íris em Itapetininga!!!