ExFinito – Um Labirinto de Possibilidades no Farol

Já imaginou caminhar por um labirinto onde todos os caminhos te levam a algum lugar e ao invés de se “perder”, a ideia é se “encontrar”? Essa é a proposta da nova Exposição do Farol Santander: “ExFinito”. Vamos explorar essas possibilidades?

Na Exposição “ExFinito”

Mas antes de começarmos a visita, fomos recebidos com muito carinho pela Patrícia Audi (vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil) no Café do 26°Andar, onde ela nos contou alguns detalhes da Exposição e também nos passou todas as informações sobre os protocolos de segurança que estão sendo adotados para garantir que visita ao Farol seja bem tranquila.

Patricia Audi e o Curador da Exposição Marcello Dantas

Entre essas medidas de segurança, estão o tapete sanitizante na entrada, aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara, dispensers de álcool gel espalhados pelo prédio e indicações para distanciamento social. Além de redução do horário de funcionamento do Farol Santander (agora é das 13h às 19h de terça a domingo).

A Exposição ExFinito, que está instalada no 22º andar do Farol Santander, é a primeira grande mostra individual que o artista contemporâneo chileno Iván Navarro está expondo no Brasil. Lembrando que a mostra conta com a colaboração da artista visual e também companheira de Iván Navarro, Courtney Smith e com a curadoria de Marcello Dantas, que nos atenta para a importância da arte provocativa, para nos deixarmos envolver pelas sensações que ela nos proporciona e viajarmos nesse universo de finitude no infinito.

Essa Exposição ExFinito conta com 14 obras inéditas espalhadas por um labirinto no 22º andar e que foram produzidas especialmente para essa mostra e também a Instalação “Escada (Caixa d’Água)”, que já ficou exposta no Madison Square em Nova York e agora está na Praça Antônio Prado (quase em frente à entrada do Farol Santander). Não deixe de prestar atenção nela antes ou depois de entrar no Farol, é uma ótima oportunidade de conhecermos uma obra internacional, que já encantou outras pessoas em outro lugar do mundo e que agora está aqui a nossa disposição.

Instalação “Escada (Caixa d’Água)”

Enquanto contempla a Instalação “Escada (Caixa d’Água)”, aproveite para imaginar onde essa escada poderia nos levar… Seria uma janela pra uma forma de escape? Uma escada pra levar a uma nova dimensão? Ou outras inúmeras possibilidades, é só deixar por conta da criatividade e se divertir…

Agora voltando para a parte interna da Exposição ExFinito, vamos percorrer esse labirinto com a ideia do artista Iván Navarro de que a obra é para ser vivida e não apenas contemplada, deixando a parte sensorial nos conduzir nessa aventura de entrar numa nova era…

A Exposição ExFinito reflete bem o que estamos vivendo neste momento, uma passagem de era, um labirinto, onde a cada passo podemos encontrar um novo caminho e cada porta que se abre temos um desconhecido a explorar.

No Labirinto das Possibilidades…
“Chaminé (Vermelha)”

Como é possível perceber, na Exposição ExFinito, o artista Iván Navaro utiliza elementos como espelhos, luzes, vidros e, principalmente, a eletricidade para envolver o público no seu trabalho, criando um jogo entre o que existe realmente e o que está sendo visualizado, nos fazendo embarcar na ilusão de um infinito, nos mostrando que o invisível é sensível e não só porque não podemos vê-lo (como no caso da eletricidade) não significa que não exista…  

“Tijolo Vertical (Vermelho)”

Outro ponto bem marcante da Exposição ExFinito é que cada pessoa pode percorrer o labirinto do seu jeito, não existe uma regra de onde ir, nem o que é certo e o que é errado e as obras só existem com as pessoas através da luz e do caminho, simbolizando como cada um é importante para construir o todo. . Para ter uma ideia de como foi minha experiência nesse labirinto dá só uma olhadinha nesse vídeo que postei no nosso Canal no Youtube: https://youtu.be/yLt3huF6LsM

Os caminhos do Labirinto…

Vale ressaltar também que a “repetição” das obras é orgânica e que as luzes podem se perder no vazio, tudo isso feito propositalmente para simbolizar que nem tudo que se repete é constante e que podemos ampliar nossa sensibilidade se olharmos com mais atenção para os detalhes da “repetição” do nosso dia a dia.

A Exposição “ExFinito” ficará em exibição até o dia 28 de fevereiro de 2021 no Farol Santander (Rua João Brícola, 24 – Centro de São Paulo – próximo à Estação São Bento do Metrô). Para maiores informações é só acessar o site: www.farolsantander.com.br.

As diversas cores e possibilidades do “ExFinito”

Você pode aproveitar para visitar também a Exposição Permanente que conta a história do Farol Santander e da cidade de São Paulo (do 2º ao 5º andar) e a Exposição “Revoada”, da artista Flávia Junqueira, que encontra-se no térreo com a Instalação “Revoada” e também no 24º andar com a Instalação “Território Espelhado”, que nos fazem voltar à infância de um jeito muito leve e divertido. Essa Exposição ficará aberta à visitação até 10 de janeiro de 2021. Para saber como foi minha experiência nesse universo mágico é só acessar o link: https://cadaviagemumabagagem.com/revoada-de-cores-na-reabertura-do-farol/

E com essa vista linda do Mirante do 26º andar e do Hall de Entrada vou terminando esse post… Agradeço de verdade sua companhia e te espero na próxima matéria!!! Ah! Se você gostou dessa postagem, compartilhe com seus amigos para que possam se divertir também e siga nossas redes sociais para saber em primeira mão as novidades: Instagram (@cadaviagemumabagagem) e Facebook (https://www.facebook.com/cadaviagemumabagagem/ )  e se inscreva no nosso canal do Youtube (Cada Viagem uma Bagagem): https://www.youtube.com/channel/UC5Q29-MYuWjvPH__wWhF42A

Vista Encantadora do Mirante do Farol Santander
Um Natal de Muita Luz e um Ano Novo de Muitas Bençãos e Alegrias pra todos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *