Seja no frio ou no calor, sempre haverá um bom motivo para tomar um vinho, e se for numa região repleta de vinícolas, melhor ainda… Por isso te convido a embarcar comigo “Na Rota do Vinho de Jundiaí”. Me acompanha?
A cidade de Jundiaí está a pouco mais de 50 km de distância da capital de São Paulo, então é tranquilo para ir e voltar no mesmo dia, lembrando que como é uma rota onde você vai degustar muitos vinhos vale a pena levar alguém para ser motorista da vez (como eu nesse passeio de hoje) e foi ótimo porque minha família aproveitou!!!
Jundiaí é conhecida como “Terra da Uva” e possui muitas opções de vinícolas e adegas que compõem sua “Rota do Vinho” e que estão espalhadas por diversos pontos da cidade, já adianto que não conseguimos visitar todas no dia de hoje, mas já colocamos na nossa lista para visitar posteriormente. Hoje concentramos nosso tour na região próxima à Avenida Humberto Cereser, onde muitas dessas vinícolas se encontram.
Nossa primeira parada foi na Casa Cereser, onde foi possível visitar um pequeno Museu e conhecer a história de uma das maiores fabricantes de bebidas alcoólicas da América Latina e da Família Cereser, que é a grande responsável por tudo isso. A empresa foi fundada em 1926 com o nome de “Fábrica de Vinhos Humberto Cereser” , depois passou a ser “Viti-Vinícola Cereser” e em 2014 “CRS Brands”.
A Casa Cereser fica ao lado da fábrica, que junto com a unidade de Suape/PE, possuem a capacidade de armazenamento de até 20 milhões de litros de espumante. Além da bebida mais conhecida do grupo que é a Sidra Cereser e do premiado espumante Georges Aubert, a empresa produz vinhos, gin, aguardentes e muitas outras bebidas que são distribuídas por todo o país e exportados para mais de 45 países.
A Casa Cereser é formada pelo museu (que já citei anteriormente), pelo jardim e pela lojinha onde é possível encontrar esses produtos e muitos outros, inclusive de outras marcas parceiras, e alguns rótulos com descontos bem bacanas. No dia da nossa visita não estava disponível a degustação, mas como já conhecíamos os produtos acabamos aproveitando para comprar.
A Casa Cereser fica na Av. Humberto Cereser, 2970 – Bairro do Caxambu. Para maiores informações e saber detalhes dos produtos é só acessar o site: www.casacereser.com.br
Continuando nosso passeio pela mesma avenida, seguimos até a Adega Sibinel, onde fomos recepcionados pela Sueli que nos contou a história da família e a paixão pelo vinho, além de nos apresentar seus melhores rótulos!!!
A Adega Sibinel mantém a tradição familiar de plantio de uvas e produção ali na propriedade. Atualmente é administrada por Raphael Sibinel que ajudava o pai na lida com o vinho desde criança e que produz vinho desde 1931. Seus avós vieram da Treviso na Itália e se estabeleceram nessa região, seu pai (Sr. Santo Sibinel) nasceu no Bairro Caxambu e a produção da família chegava a 25 mil litros de vinho, que eram envazados em barris e transportados para a venda em São Paulo.
Entre os Vinhos produzidos pela Adega Sibinel estão o Tinto Tradicional e o Bordo, o Rose Demi-sec, o Branco, o Cabernet Sauvignon, o Merlot, o Moscato, Espumantes, entre outros, que podem ser degustados ali, assim como o Suco de Uva de empresas parceiras. Também tive a oportunidade de visitar a fábrica e foi muito legal!!!
A Degustação dos Vinhos da Adega Sibinel ficou por conta dos Meus Pais e da Minha Irmã (como vocês já sabem são os degustadores oficiais do blog) e eu fiquei com o Suco de Uva, que estava delicioso. Pelas sacolas dá pra notar que não resistimos e levamos nossos preferidos para casa.
Ao redor da Adega Sibinel tem um lindo jardim que vai lhe proporcionar lindas fotos, não resisti e fiz vários cliques da minha família. Vale a pena reservar um tempinho no seu roteiro e passar por aqui!!!
A Adega Sibinel fica na Av. Humberto Cereser, 3500 – Bairro Caxambu. E se você quiser saber mais informações e detalhes é só acompanhar as postagens no facebook: Adega Sibinel.
Saindo dali fomos visitar o Complexo Turístico Villa Brunholi, que é formado pela Adega, pelo Museu do Vinho, pelo Restaurante Família Brunholi e ainda por uma Mini Fazenda.
Começamos nosso tour no Complexo Turístico Villa Brunholi pelo Museu do Vinho, detalhe que esse museu fica dentro de um tonel!!! É isso mesmo: um museu num barril, achei a ideia muito interessante e bem sugestiva para o tema do museu!!! Nele encontramos a história da Família Brunholi, da uva e também do vinho.
O Museu do Vinho nos apresenta muitos artefatos para a produção dessa bebida, além de objetos antigos, como ferro de passar, moedor de café, entre outros. Uma verdadeira viagem ao passado…
Agora que já visitamos o museu, vamos ao local que você estava esperando para conhecer: a Adega Brunholi. Lembrando que tudo começou com o Sr. Antônio Brunholi) que veio para o Brasil fugindo da guerra, inicialmente trabalhou em lavoura de café em Itatiba e só depois veio para Jundiaí, onde começou a plantar uvas e se dedicar ao seu sonho de produzir vinho artesanal. Sonho esse que continua sendo realizado pela 4ª geração de seus descendentes que desenvolveram até uma linha em sua homenagem: “Nonno Brunholi”
E não é só o “Nonno Brunholi” que faz sucesso na Adega Brunholi, muitos outros vinhos também se destacam, como o “Tannat Brunholi”, bem como os espumantes, além da grande variedade de uvas usadas na produção. Mais uma vez a Degustação dos Vinhos ficou por conta da Minha Irmã e eu fiquei com o Suco de Uva, que é muito bom!!! E é aqui que você pode comprar seus rótulos preferidos pra levar pra casa, além de vários outros produtos para acompanhamento!!!
Falando em acompanhamento, a fome está batendo não é mesmo? Calma que no Complexo tem um restaurante maravilhoso: o Família Brunholi Restaurante, que sempre tem eventos especiais, como o famoso “Festival de Massas”, “Jantar Harmonizado”, entre outros.
Na hora do almoço, durante a semana, o Família Brunholi Restaurante oferece um Menu Executivo, com pratos selecionados e um valor bem especial, contemplando uma salada de entrada e o prato principal. Nós optamos pelas Saladas Caesar (para meus pais e minha irmã) e Caprese (para mim) e os pratos escolhidos foram: “Rondelle à Romana” (À Base de Ricota, Muçarela, Castanha de Caju e Uvas Passas Brancas ao Molho Branco pra mim), “Polpetone Recheado Com Muçarela” (acompanhado de Nhoque ao Sugo para Minha Irmã), “Filé Mignon à Parmegiana” (com Arroz Branco e Batata Frita para Minha Mãe) e “Filé Mignon Grelhado” (com Arroz Branco, Feijão e Legumes na Manteiga para Meu Pai). Todos nós super aprovamos nossas escolhas!! Estavam deliciosos!!!
E a Sobremesa não poderia ser diferente, a “Panna Cotta com Calda de Frutas Vermelhas” (Típica Sobremesa Italiana da Região de Piemonte à Base de Creme de Leite, Gelatina e Toque de Baunilha) estava uma maravilha!!! Ah! Você deve estar se perguntando qual vinho acompanhou nossa refeição, não é mesmo? Como os degustadores já tinham experimentado muito vinho hoje e ainda tinha mais lugares para visitar à tarde, todos optamos por uma Limonada Suíça pra elevar a glicose. E por sinal, como tudo no Restaurante Família Brunholi estava perfeita, assim como o atendimento, que foi excelente!!!
E para gastar as calorias consumidas no almoço, nada melhor que um passeio na Mini Fazenda do Complexo Villa Brunholi. O espaço é bem arborizado, com uma área de Redário, além de muitos fofuchos, como o Porquinho “Bacon”, a Família de Coelhos da Mamãe “Branca”, do Papai “Dentinho” e sua linda Prole de filhotes, e o outro casal de Bode e Cabra: o “Chico” e a “Judite”, entre outros animais.
O Complexo Villa Brunholi também fica na Av. Humberto Cereser, no nº 5900 – Bairro Caxambu. Para conhecer mais detalhes de todo o complexo é só acessar o site: www.villabrunholi.com.br
Continuando nosso roteiro, vamos visitar agora a Adega Galvão¸ que foi criada pelo Sr. Galvão com a ideia de produzir vinho para aproveitar o excedente de uva da plantação de sua família. A produção foi crescendo e atualmente conta com vários rótulos que podem ser degustados nessa visita!!!
Além dos vinhos, a Adega Galvão também se dedica à produção de Chopp Artesanal: o “Galvão Beer”, nas opções “Pilsner”, “IPA”, “Chopp de Vinho”, “Weiss” e “Porter”, que convidam os visitantes a aproveitar as mesinhas externas e degustar um bom chopp. Nossa degustadora oficial do blog optou pelo “Weiss”, que é feito à base de trigo, encorpado e com notas de cravo e banana. É bem legal incluir um chopinho no tour do vinho!!!
A Adega Galvão fica na Av. Maria Negrini Negro, 950 – Bairro Caxambu. Para saber mais detalhes é só seguir no instagram: @adegaecervejariagalvao
E para finalizar nosso tour na Rota do Vinho de Jundiaí, não podíamos deixar de visitar a Adega Maziero, conhecida pelo “Vinho do Papa”, que vou te explicar daqui a pouquinho… A Adega Maziero foi fundada há mais de 60 anos, e começou quando Pedro Maziero (administrador atual e que era criança na época) resolveu vender parte do vinho que sua família produzia com as uvas que não eram vendidas da plantação. Essa plantação das uvas começou com seu pai João Maziero, imigrante italiano que iniciou sua jornada no Brasil nos cafezais de Araras e depois foi plantar uva em Jundiaí pela indicação de seu companheiro de viagem Leopoldo Mingoti. Além do Sr. Pedro Maziero, a administração atual também é responsabilidade de seu filho Clemente Natal Maziero.
Logo que entramos na Adega Maziero, já nos deparamos com esse balcão com os Vinhos pra Degustação, além de grandes tonéis. E nossa degustadora oficial cumpriu muito bem seu papel. Eu também aproveitei para degustar o Suco de Uva, que é muito bom!!!
Lembra que comentei do “Vinho do Papa’? Então, chegou a hora de te contar a história: em 2007 quando o Papa Bento XVI veio pra o Brasil, o vinho escolhido para a celebração de sua missa foi o Vinho de Mesa Rosé Suave da Adega Maziero. Isso mesmo, essa adega foi a escolhida entre tantas outras para produzir o vinho que seria consumido na celebração do Papa, que privilégio, não é? E a história continua: em 2013, quando o Papa Francisco veio para o Brasil, esse mesmo vinho foi servido na celebração e para o almoço do Papa foram servidos o Moscato Seco e o Bordô Seco. Minha Mãe e Minha Irmã não perderam a oportunidade de degustar o Vinho do Papa.
Continuamos conhecendo a Adega Maziero, seguimos por esse Corredor, que eu chamei carinhosamente de “Corredor da Felicidade”, com todos esses vinhos armazenados, depois fomos para outra sala com vários tonéis e mais vinhos. Enfim uma alegria para os apaixonados por essa bebida!!! E olha que mensagem mais incentivadora na saída dessa visita!!!
A Adega Maziero também fica na Av. Maria Negrini Negro, nº 2051 – Bairro Caxambu. E para maiores informações é só seguir no Facebook: Adega Maziero
E para fechar com chave de ouro nosso passeio de hoje fomos conhecer o Kiosque Roseira, famoso por ter a “Melhor Coxinha de Queijo de Jundiaí 2019” e “Voto Popular 2020”, títulos muito justos porque a coxinha realmente é deliciosa!!! Mas se você não é fã de queijo, não se preocupe que são vários sabores de coxinhas e outras opções de lanches no cardápio.
Sem falar no ambiente do Kiosque Roseira, que é super charmoso e um local bem acolhedor para curtir em família.
Ah! O Kiosque Roseira também tem várias opções de drinks, inclusive sem álcool, e o que eu escolhi foi o lindo “Fiori di Rose”, à base de Suco de Morango, Morango, Groselha, Leite de Coco e Leite Condensado e que estava muuuuito bom!!!
O Kiosque Roseira fica na Av. Humberto Cereser – 5221 – Bairro Caxambu. E para saber mais detalhes sobre eles é só acessar o Instagram: @kiosqueroseira
Espero que tenha se divertido com nosso tour de hoje!!! Para saber mais detalhes e conhecer todos os estabelecimentos participantes da Rota do Vinho é só acessar: https://rotasturisticas.jundiai.sp.gov.br/vinho/
Outro lugar que também faz parte da Rota do Vinho de Jundiaí e que já visitamos é a Vinícola Saccomani. É só acessar o link para ver (ou relembrar) esse passeio que foi uma experiência bem legal: https://cadaviagemumabagagem.com/numa-experiencia-enogastronomica-com-degorgement-na-vinicola-saccomani/
Gratidão imensa por sua companhia!!! Lembrando que se você gostou da postagem, compartilhe com seus amigos para que possam se divertir também, e siga nossas redes sociais para saber em primeira mão as novidades: Instagram (@cadaviagemumabagagem ) e Facebook (https://www.facebook.com/cadaviagemumabagagem/ ). Ah! E se inscreva no nosso canal do Youtube (Cada Viagem uma Bagagem): https://www.youtube.com/channel/UC5Q29-MYuWjvPH__wWhF42A